Oficina de direção cinematográfica aproxima estudantes da rede estadual de Ipiaú do universo do curta-metragem

Os estudantes do Colégio Estadual Professora Celestina Bittencourt, no município de Ipiaú, estão empolgados com o projeto Mais Cinema na Escola, que, desta quinta-feira (21/8) a sábado (23/8), promove oficina de direção de audiovisual, com a cineasta baiana Clarissa Rebouças. A atividade, realizada em parceria com a empresa Voo Audiovisual, é gratuita e exclusiva para os alunos da unidade escolar. No sábado, às 18h, dentro do projeto, acontece o Circuito Éden, por meio do qual serão exibidos sete documentários de curta-metragem para a comunidade estudantil e o público em geral.

O diretor do colégio, Paulo Roberto Santos Cerqueira, explica que a oficina vai abordar o papel do diretor de cinema nas três etapas fundamentais da produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção. “Por meio do conhecimento da linguagem cinematográfica, os cerca de 80 alunos que se inscreveram na oficina vão compreender os vários processos para que possam fazer os seus próprios curtas-metragens”, afirma o gestor, destacando que, no mês passado, foi realizada a oficina de Roteiro, que teve como facilitador o cineasta ipiauense Henrique Filho.

Até dezembro, outras oficinas serão promovidas: Produção, Direção de Arte, Direção de Fotografia e Edição/Sonoplastia. Por meio da linguagem cinematográfica, pontua o diretor, o estudante adquire conhecimentos que o ajudarão na compreensão de disciplinas curriculares, como história, geografia e sociologia. Os alunos concordam. “É um aprendizado muito interessante que faz com que a gente interaja a nossa mente com vários assuntos do nosso dia a dia na escola. Fiz a oficina de Roteiro e foi muito importante porque foi um aprendizado para que eu possa produzir o meu curta”, relata a estudante Adriana Pedral Sales.

A cineasta Clarissa Rebouças vai fundamentar as funções do diretor de cinema, que passam pelo entendimento do roteiro, impressão de um conceito, ponto de vista próprio e formulação da composição estética da obra. A profissional é graduada em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo e especializada em Roteiro, na Escuela Internacional de Cine y Video, de Cuba, e em Roteiros e Programação Audiovisual.

Notícias Relacionadas