Obras estudantis são expostas na Assembleia Legislativa e revelam os encantos do Sertão Nordestino

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A ambiência sertaneja – conduzida por paisagens, símbolos e tipos sociais – é representada em 22 obras que compõem a mostra de artes visuais SER-TÃO, assinada por estudantes da rede estadual participantes do Artes Visuais Estudantis (AVE), projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A exposição foi aberta para visitação pública, nesta segunda-feira (20), no Espaço Cultural Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa é uma parceria da própria Secretaria da Educação com a ALBA, por meio da articulação com o Programa Cultural da Escola do Legislativo. A exposição fica aberta até sexta (24), das 9h às 17h, com entrada gratuita.
 
São quadros em preto e branco e coloridos nos quais os estudantes revelam a sua percepção sobre a vida cultural do Sertão e os problemas relacionados à seca, além das memórias, dos sonhos, da felicidade, da esperança e da fé do povo nordestino. Em um dos quadros, ‘Quaresma nordestina’, por exemplo, o destaque é a religiosidade de uma população que tem a carne como um alimento diário à sua sustentação, mas na época da Quaresma é substituída pelo peixe. Daí o quadro ser representado por um mandacaru e um peixe.
 
“Os nossos estudantes se inspiraram em heróis, como Glauber Rocha, Lampião e Luiz Gonzaga, e símbolos da região, como o jegue, o vaqueiro, o mandacaru, o sol mostrando a sua força em cor alaranjada e a velhice estampada no rosto de homens e mulheres que são exemplos de sabedoria. Os trabalhos trazem, sobretudo, as dificuldades, as agonias, os flagelos da seca do Nordeste, que vem de um verão que, mas uma vez, castigou a região”, enaltece a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre.
 
Fotos: Claudionor Jr
A mostra, que conta com a colaboração na curadoria de Aldo Mendonça, exerce uma importância no desenvolvimento educacional dos estudantes porque, através dos seus estilos e técnicas artísticos, eles têm a oportunidade de expressar as percepções de si e do mundo do qual eles têm o pertencimento, como ressalta Nide Nobre. “Por meio da arte, eles expressam as impressões e percepções sobre eles mesmos, sobre a vida e as diversas faces da Bahia. É um processo de ampliação do conhecimento e aprimoramento do olhar que contribui para o seu processo de ensino e aprendizagem”, considera.
 
AVE – O Artes Visuais Estudantis é um dos oito projetos estruturantes de Arte e Cultura promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a finalidade de estimular as habilidades criativas dos estudantes. Em cada projeto, eles pesquisam, participam de oficinas criativas e confeccionam suas obras em sala de aula. Depois, concorrem às seletivas nas escolas, por Núcleo Territorial de Educação (NTE) até a culminância com a etapa estadual.
 
 

Notícias Relacionadas