Obras de artes estudantis integram programação do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica

O Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013, que acontece desta terça (10/12) a quinta-feira (12/12), no Bahia Othon Palace, em Salvador, vai contar com obras de artes de estudantes da rede estadual que fizeram parte do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, que aconteceu em novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa da abertura, às 9h, quando serão apresentadas três canções selecionadas na etapa final do Festival Anual da Canção Estudantil (Face): São Bento Grande de Angola, Muito Além de Ser Baiana e Tribo da Palavra.

Além disso, o Encontro também contará com a mostra Retratos do Brasil, com 50 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), além de 15 vídeos do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), que estarão disponíveis em televisores espalhadas no foyer, com fones de ouvido para facilitar o acesso do público às obras audiovisuais. A proposta é que o foyer seja um espaço de valorização das ações artísticas e culturais desenvolvidas pelas escolas durante o ano letivo.

“Considero muito importante que os trabalhos dos estudantes saiam do Encontro Estudantil para outros espaços e possibilidades. É importante mostrar a qualidade de um tipo de trabalho que é pioneiro na Bahia. Nestas obras, os estudantes falam sobre todos os aspectos do Brasil e do mundo. E pensar no Censo é pensar justamente em quem são estes estudantes, estes sujeitos de direito”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Sobre o evento – O Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013 é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de avaliar a execução Censo Escolar realizado no País em 2013, assim como apresentar as propostas e alterações para o ano de 2014. O Censo Escolar tem por objetivo fazer um amplo levantamento, a cada ano, sobre as escolas de educação básica no País, incluindo escolas, alunos, professores e turmas.

De acordo com Nide Nobre, expor obras de artes estudantis em um evento do Inep, criado por Anísio Teixeira, é uma feliz coincidência. “Nada melhor do que unir este evento, de um instituto criado por um grande educador, com as obras dos nossos alunos”, afirmou.

Notícias Relacionadas