Neojiba é opção gratuita de lazer cultural para estudantes da rede

Palavras-chave:
Foto: Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Uma opção gratuita de lazer cultural para os estudantes da rede pública estadual, que estão em período de recesso escolar, é o projeto ‘Concerto Didático’, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A ação acontece na terça-feira (30/06), às 15h, e é promovida pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). A apresentação sinfônica tem à frente a Orquestra Castro Alves (OCA) do Neojiba, a Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari e a recém-criada Orquestra de Violões do Neojiba. Participa, ainda, o Coro Juvenil do Neojiba.
 
“Trata-se de uma iniciativa para levar um público infantojuvenil para o maior teatro da cidade, que é o TCA, de forma gratuita, com o objetivo de abrir portas do conhecimento sobre um estilo musical, além de aproximá-lo da proposta do Neojiba de promover a integração social por meio da prática coletiva musical”, avalia o coordenador da Orquestra de Violões do Neojiba, Vladimir Bonfim. O grupo, criado em março deste ano, com sede no bairro da Liberdade, é formado por 42 garotos.
 
A coordenadora da orquestra Castro Alves do Neojiba, Aline de Almeida, explica que o Concerto Didático se caracteriza pela sua linguagem lúdica. “Nesta edição especial, faremos um diálogo entre os pares, já que muitos dos jovens músicos têm idade próxima à do público convidado para assistir à apresentação. É uma oportunidade de colocarmos as crianças e adolescentes, referindo-se aos músicos e à plateia, em contato com a criatividade musical e, com isso, estimular neles a percepção, a atenção, a observação”.
 
Apresentação - No repertório, canções populares brasileiras, sob arranjos do maestro Bira Marques, da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, e peças eruditas, que retratam a universalidade da música e o seu papel de inserção social. “Os instrumentos da orquestra, as peças que compõem o programa e as dinâmicas entre o regente e os músicos (crianças, adolescentes e jovens) serão apresentados como elementos para se entender melhor o mundo da música de concerto”, informa a coordenadora da OCA, Aline de Almeida.
 
Neojiba – Criado em 2007, o Neojiba é um programa do Governo do Estado da Bahia de formação de orquestras infantojuvenis. O programa beneficia mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em seus Núcleos de Prática Orquestral e Coral e por meio de ações de extensão, como a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o Projeto Neojiba nos Bairros. O núcleo tem como diretor-fundador o maestro e pianista Ricardo Castro.

Notícias Relacionadas