Mostra DIC de Ciências premia estudantes baianos que se credenciam para eventos internacionais

Palavras-chave:

 

Fotos: Giovane Chagas

Estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal, localizado em Serrinha, foram premiados na Mostra DIC de Ciências 2024, com credenciais para dois eventos científicos internacionais. Trata-se de um webinário de Divulgação da Iniciação Científica (DIC) e de popularização das ciências, que visa fomentar a iniciação científica através do ensino pela pesquisa na Educação Básica, Profissional e Tecnológica, e de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas e particulares.

A cerimônia de premiação,  transmitida na última terça-feira (3), no canal Educação Científica em Foco, no YouTube, está disponível no endereço https://www.youtube.com/live/4AYFRVVGe3k.

Com o projeto “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas", eles conquistaram credenciais para o Sudamericano de Ciencias e Tecnología – Ruta Científica, que acontecerá em 2025, no Paraguai. Já com o projeto “Bionegócio: uma alternativa de produção de economia sustentável na venda de areia sanitária biodegradável para gatos à base de coco verde”, eles ganharam credenciais para a Expogenius, que acontecerá em Sinaloa, no México, também no próximo ano.

Para o estudante Luiz Felipe Oliveira, 16, receber as credenciais internacionais é um passo muito importante para o crescimento do projeto da areia sanitária. “Esta conquista reflete o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido e abre portas para ampliar seu impacto para além dos lugares do Brasil. É uma oportunidade única de demonstrar soluções em um cenário global e que, com dedicação e propósito, vamos longe”, afirmou.

O estudante Felipe Macedo, 16, já está na expectativa para participar dos eventos fora do país. “Estou extremamente animado em poder compartilhar este projeto e aprender com outros participantes de diferentes partes do mundo. Acreditei muito na importância deste evento para ampliar meus horizontes e espero que esta experiência seja enriquecedora tanto para meu crescimento científico, quanto para a minha formação como cidadão global”, disse.

Outras premiações – Os estudantes conquistaram os prêmios de Menção Honrosa e de Voto Popular na 11ª edição do Solve For Tomorrow, ocorrida na última terça-feira (3), em São Paulo.  Já na Feira de Ciências e Cultura do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes (Fecullt), realizada no mês de outubro, em Catu, com o projeto Biocimento, eles também ganharam credenciais para a participação no evento Challenger 595, que acontecerá em 2025, na cidade de Guayaquil, no Equador.

 

Notícias Relacionadas