MEC promove encontro de gestores estaduais da Educação Profissional e Tecnológica

Foto: Fábio Nakakura
O Ministério da Educação (MEC) promoverá nesta semana, nos dias 27 e 28 de junho, o Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do evento é proporcionar o conhecimento amplo da realidade brasileira do ensino médio articulado a educação profissional e tecnológica (EM-EPT), por meio da troca de experiências entre os estados. Além disso, o encontro vai discutir políticas de valorização e fomento da Educação Profissional e Tecnológica, para estimular a ampliação da oferta de vagas nas redes estaduais de ensino, no contexto do programa da Escola em Tempo integral. O encontro ocorrerá no auditório do Edifício-Sede, do Ministério da Educação, em Brasília (DF).

Na abertura, nesta quinta-feira, 27 de junho, estão previstas as presenças do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; da secretária de Educação Profissional e Tecnológica substituta, do MEC, Carla Jardim; do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica (SEB), Alexsandro do Nascimento Santos; do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro; e da secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá

Programação – A programação do primeiro dia do encontro, pela manhã, contará com a palestra “Juros por Educação: seu impacto na EPT dos Estados”, apresentada pela representante da Diretoria de Programas da Secretaria-Executiva do MEC, Tassiana Cunha Carvalho. Haverá, ainda, a palestra “A política de educação em tempo integral”, ministrada pela representante da Coordenação-geral de Educação Integral e Tempo Integral da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integração Básica do MEC, Aline Zero Soares.

O evento terá também mesas de discussões sobre os temas: “A importância da EPT no Ensino Médio no contexto da política da Escola em Tempo Integral; a perspectiva dos atores”; “Os desafios do Ensino Médio articulado à EPT no contexto da Política da Escola em Tempo Integral”; e “Experiências do estado no Ensino Médio articulado à EPT”. As experiências serão apresentadas pelos gestores dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Na sexta-feira, 28 de junho, a programação contará com a palestra “A Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica”, apresentada pela diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Patrícia Barcelos.

Está prevista ainda a Reunião Plenária do Fórum de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, além da mesa sobre o tema “Os desafios do Ensino Médio articulado à EPT no contexto da Política da Escola em Tempo Integral”, e as mesas sobre as Experiências do estado no Ensino Médio articulado à EPT, dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O encontro ocorrerá no auditório do Edifício-Sede, do Ministério da Educação.

Veja a programação completa.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec