Mais de 3 mil estudantes participam da Bienal do Livro

Mais de três mil estudantes de 80 escolas da rede estadual de ensino do Estado visitarão a XI Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador, de 8 a 17 de novembro de 2013, no Centro de Convenções. A Secretaria viabilizará o transporte dos jovens, que sairão das escolas para o evento, com direito a vales-livros, no valor de R$ 50,00, que podem ser trocados por obras disponíveis na Bienal. Na ocasião, os alunos poderão participar de espaços como Café Literário, Baú de Histórias, Território Jovem e da Praça do Cordel e Poesia, além de ter acesso a autores consagrados, como João Ubaldo Ribeiro, e a todo o acervo bibliográfico da Bienal.

A estudante Ludmila da Silva, 7ª série, do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Salvador, vai visitar uma Bienal pela primeira vez. “Gosto muito de ler. Já li vários livros e espero conhecer mais autores e novos estilos de literatura na Bienal”, disse. Já Júlia Barbosa, do 2º ano do Colégio Estadual Manoel de Jesus, em Simões Filho, acredita que a participação dos alunos na Bienal é muito importante porque proporciona ao estudante novas possibilidades. “Espero aprender muita coisa, conhecer um ambiente diferente, pessoas, livros, autores. Quero aprofundar meu conhecimento”, concluiu.

Na Bienal, os estudantes vão poder ter contato com a língua portuguesa de forma lúdica. A oficina PalavrAção pretende trabalhar com palavras e imagens na construção de uma nova forma de escrever, buscando o diálogo entre tecnologias antigas e contemporâneas. A produção de um cartão de mensagens, além de um grande livro de estórias trará o resultado do aprendizado. Ao final da Bienal, as produções serão enviadas para os participantes por endereço eletrônico, redes sociais e Correios.  A oficina PalavrAção será ministrada por professores e monitores do Centro Juvenil de Cultura e Ciência (CJCC), nos dias 11, 12, 13 de novembro, das 10 às 12h.

O público que visitar a Bienal também conhecerá o Boneco do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), projeto da Secretaria da Educação, com foco na Educação Integral. O personagem foi produzido com papelão reaproveitado durante oficina de papéis interativos do Centro Juvenil. O boneco tem acoplada uma televisão onde serão transmitidas as produções dos estudantes da rede estadual.

Arte, música e poesia - Os estudantes da rede estadual também protagonizarão momentos lúdicos durante a Bienal. Os alunos premiados no projeto Tempos de Arte Literárias (TAL) recitarão textos da própria autoria, em rodas literárias que acontecem na Praça de Cordel e Poesia. As conversas contarão com a parceria do Grupo de estudo e pesquisa em educação e linguagens da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que também levará aos participantes da Bienal a oficina Sussurros de Palavras, com a professora Lícia Beltrão. Na oportunidade, serão expostos materiais produzidos por estudantes nos projetos de arte-educação desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A Bienal contará, ainda, com a presença de estudantes compositores e intérpretes finalistas do Festival Anual da Canção Estadual (Face), que apresentarão canções ao público. Na ocasião, os visitantes poderão apreciar uma exposição com 40 obras desenvolvidas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), levando uma amostra da produção dos estudantes da rede estadual em temáticas diversas.  O público poderá participar, ainda, da oficina de grafite, ministradas pelo artista Pablo de Jesus, ex-estudante da rede estadual e autor da obra O Dom da Vida na edição de 2011 do AVE. A pintura estampou o cartão de final de ano do governador Jaques Wagner.

Para a coordenadora de projetos intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, os estudantes precisam se apropriar deste espaço. “Trata-se de uma bienal do livro, e um dos pré-requisitos dos projetos artísticos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é estimular a produção de textos, arte e dos gêneros artísticos, entendendo que todas essas linguagens podem contribuir com os estudantes, para que possam retratar e/ou reescrever sua história na sociedade. Os estudantes precisam ocupar espaços como a Bienal atuando como criadores de conhecimento e de cultura”, explicou.

Palestras - A programação da Secretaria da Educação na Bienal inclui, também, duas palestras que serão ministradas no espaço Território Jovem. O bate-papo acontece na próxima segunda-feira (11/11), às 14h, com o tema “Uso Ético e Seguro da Internet (SaferNet) e Licenças Livres”. As palestras serão proferidas pelos professores Yuri Wanderley (Rede AT) e Rodrigo Nejm (SaferNet).

Já na quarta-feira (14.11), às 15h30, a palestra será "Literatura e mídias digitais: um bate-papo sobre blog e TV". Participam na mesa os professores Raulino Júnior, do Blog do Professor Web, e Toni Couto, da TV Anísio Teixeira.

A programação prevê, ainda, exibição de jogos e vídeos produzidos pela Rede Anísio Teixeira e disponibilizados no Portal da Educação. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o professor Web e seu rap, além dos jogos catalogados no Ambiente Escolar Web.
 

Notícias Relacionadas