Líderes eleitos fazem planos para contribuir com gestão escolar

Muitos líderes de classe eleitos nas escolas estaduais, no processo realizado de segunda até esta quarta-feira (18 a 20), comemoram a vivência desta experiência democrática e falam como podem contribuir com a gestão participativa nas unidades de ensino. A eleição geral de líderes de classe é uma iniciativa do programa Educar para Transformar e visa, também, promover o protagonismo juvenil na rede estadual. A previsão é a de que sejam eleitos 35 mil líderes e vice-líderes.
 
Em muitas escolas, os nomes dos eleitos já são conhecidos. Alice Oliveira, 12 anos, foi eleita líder de classe da sua turma do 6º anos, na Escola Quilombola, Colégio Estadual Doutor Milton Santos, no município de Jequié. “Eu disse que se eles me escolhessem eu seria uma boa líder”, diz a estudante, completando: “vou ajudar a tirar dúvidas dos colegas e para um bom comportamento da turma”.
 
Fotos: Divulgação
Na escola Quilombola foram eleitos 18 líderes e vice-líderes de classe, dos dois turnos. “Vou ouvir meus colegas e resolver os problemas conversando. Vai ser uma honra ser líder”, dispara a estudante eleita líder do 6º ano do Ensino Fundamental, Lara Nascimento, 11 anos. O gestor da unidade escolar, Manoel Messias de Sá, destaca o interesse dos estudantes em serem líderes. “Desde a escolha eles se mostraram interessados em colaborar com a turma dando suas opiniões e passando informações”.
 
Pelo segundo ano consecutivo eleito líder de classe, o estudante Jeferson Almeida, 18 anos, 2º ano do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, do Ceep em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, diz que este ano se sente mais preparado para representar a turma. “Eu não tinha muita noção do que era ser líder de classe, agora vou ser mais ativo, porque sei que o líder é o porta-voz e o meio mais viável para as conquistas da turma”, disse o estudante que também representa a classe no Colegiado Escolar.
 
No Ceep Álvaro Melo Vieira foram eleitos 80 líderes e vice-líderes. O vice-diretor, Jorgenei Argolo, afirma que “a participação dos líderes é sempre boa. Eles participam das reuniões, levam as reivindicações dos estudantes e repassam as sugestões”, informa.
 
Os estudantes eleitos devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. Entre às competências dos líderes destacam-se: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

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