Juízes falam sobre justiça e cidadania para estudantes da rede estadual

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, receberam na manhã desta terça-feira (22), informações sobre justiça e cidadania em um ciclo de palestras com magistrados do judiciário baiano. O evento visa à integração entre escola, magistrados e comunidade escolar conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que propõe uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

A iniciativa é uma realização conjunta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por meio da Corregedoria Geral da Justiça. Dentre os temas abordados nas palestras, estão “A importância da integração sociedade e justiça”, ministrada pela juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça, Márcia Denise Mascarenhas, e “Família e sociedade”, apresentada pelo juiz substituto de 2º grau, Alberto Gomes. “É necessário que a família e a sociedade estejam inseridas cada vez mais no ambiente escolar. E estas palestras são uma forma de mostrar que os magistrados estão próximos da comunidade”, disse o magistrado Alberto Gomes.

“Ações como essas mostram que a escola está a serviço da comunidade e pertence a ela”, Ricardo Monteiro - diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

O estudante do 3º ano, Carlos Henrique Mascarenhas, 18 anos, afirmou que as discussões sobre temas como “Educação no combate à violência”, “Direitos humanos e justiça” contribuem para a formação cidadã dos estudantes. “As informações são necessárias para o nosso crescimento pessoal porque temos noção sobre questões jurídicas, leis e também relacionadas aos nossos direitos e deveres”, destacou.

De acordo com Euzelinda Dantas, coordenadora de Acompanhamento da Gestão Escolar, da Secretaria da Educação do Estado, o ciclo de palestras é um desdobramento do projeto Casamento Civil Coletivo, realizado pela rede estadual. “O projeto vem para fortalecer o trabalho nas nossas escolas com a aproximação da comunidade através do ato do casamento civil e que vem despertando a curiosidade dos alunos sobre a temática, por isso estamos realizando estas palestras”. Já o diretor Ricardo Monteiro, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães destacou: “Ações como essas mostram que a escola está a serviço da comunidade e pertence a ela”.

Notícias Relacionadas