Jovens embaixadores baianos se encontram com Hillary Clinton

“Os nossos presidentes – Obama e Dilma – têm trabalhado para criar mais intercâmbios educacionais, mais intercâmbios para jovens, mas eu estou olhando para vocês como os especialistas que nos dirão o que mais podemos fazer, que funcionará para criarmos essa supervia entre os nossos países”, afirmou a secretária de Estado, Hillary Clinton.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (25), no Departamento de Estado norte-americano, em Washington, em comemoração aos dez anos do Programa Jovens Embaixadores. Os 45 estudantes seguiram para os Estados Unidos em 6 de janeiro e retornam neste domingo (29). Entre eles estão dois estudantes baianos, Cristhian Carvalho e Caio Nascimento Cerqueira, ambos da rede estadual de educação.

Conheça o perfil dos estudantes

Durante o intercâmbio, os Jovens Embaixadores passam uma semana em Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo é dividido e cada subgrupo vai para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família que os hospeda voluntariamente.

Veja o vídeo do encontro

A programação também inclui assistir aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem a rotina do jovem estudante norte-americano, têm a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no Brasil.

O programa - Podem se candidatar apenas alunos de escolas públicas, de 15 a 18 anos, com boa fluência em inglês e excelente desempenho escolar. Eles também precisam estar engajados em pelo menos uma iniciativa de responsabilidade social e pertencer a famílias de baixa renda, dentre outros requisitos.

Nesta edição, mais de sete mil estudantes de ensino médio da rede pública de todos os estados brasileiros competiram por uma das vagas. O programa foi criado no Brasil e já foi replicado para 25 países. Desde o lançamento, 249 estudantes  já representaram o Brasil nos EUA como Jovens Embaixadores.

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002. Hoje, é replicado em 25 países. Os parceiros da Embaixada dos EUA na iniciativa são: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); FedEx; MSD;  Dow Brasil;  Microsoft; Bradesco; Carlson Wagonlit Travel; United Airlines e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa a partir desta edição.

Fonte: Consed
 

Notícias Relacionadas