Instalações de torres de livros estimulam estudantes a viajarem no mundo da leitura e da física

Palavras-chave:
Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim (CJCC) criou uma instalação de Torre de Livros, inspirada na obra do designer eslovaco Matej Kren, utilizando livros didáticos inservíveis. Alunos e visitantes da unidade escolar contemplam a obra artística idealizada pelo funcionário Jardel Cerqueira Moura, que serve como ferramenta de estudo para as disciplinas de física e língua portuguesa.
 
Segundo a professora de Arte, Elaine Aragão, a instalação artística surgiu a partir da necessidade de desmontar a biblioteca do extinto Colégio Cazuza Torres, no município de Senhor do Bonfim. O espaço era composto de livros didáticos irrecuperáveis e que já tinham ultrapassado a vida útil de três anos, estabelecido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“Quando coloco a cabeça dentro da torre acho que estou dentro de um buraco sem fim”, estudante Felipe Oliveira

Além de livros, a torre possui dois espelhos que criam a impressão um túnel infinito. “Quando coloco a cabeça dentro da torre acho que estou dentro de um buraco sem fim”, revela o estudante do 1º ano do Ensino Médio, Felipe Oliveira. A ilusão de ótica causada pela torre tem explicação na física e, com isso, os alunos veem na prática o conteúdo trabalhado em sala de aula. “A contemplação do túnel de dois metros e meio, construído com cerca de 2 mil livros, proporciona o mesmo que as histórias causam ao leitor: a oportunidade de se inspirar, fantasiar, refletir e se colocar em nova perspectiva ”, explica a professora de Artes, Eneida de Castro Nunes, também do CJCC.
 
Vale destacar, que já foram erguidas duas novas torres de livros, recentemente: uma no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e outra CEEPS Tancredo Neves, unidades também situadas em Senhor do Bonfim. Na inauguração das torres foi realizado a “Quintoria”, evento onde música e poesia fazem a festa.

Notícias Relacionadas