III Feira de Saberes e Sabores é realizada por estudantes da Educação Profissional em Xique Xique

A comunidade de Xique-Xique, município situado no Território de Identidade de Irecê e às margens do Rio São Francisco, participa da III Feira de Saberes e Sabores, realizada por estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Pesca, do Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (Ceep). A atividade segue até esta quarta-feira (03/12), das 8h às 22h, na sede do Centro.

Por meio do tema Saboreando Inovações que Fazem a Diferença: prevendo ações sustentáveis, os estudantes apresentam diferentes ações de cuidado e proteção ao meio ambiente. Os alunos do curso técnico em Agropecuária mostram que é possível utilizar materiais recicláveis, a exemplo de garrafas pet, para fazer hortas verticais. Eles também orientam sobre o uso racional da água e como fazer bom uso do maior bem natural da região, o Rio São Francisco. Maquetes mostram métodos de captação de água e uso de aviários sustentáveis.

Almir Maia de Araujo, 18, estudante do curso técnico em Agropecuária, considera a feira um espaço para mostrar o aprendizado construído durantes as aulas teóricas e práticas. “Mostramos aos visitantes o que estamos aprendendo, e nos motiva a querer aprender ainda mais. Eu sou filho de produtor rural e venho aperfeiçoando o meu saber com a teoria e a prática coisas. Estou muito satisfeito com as experiências que estou vivendo aqui”, disse.

O estande dos estudantes de Agroecologia destaca a importância da mata ciliar, existente na margem dos rios e mananciais, que possui a função de proteger os cursos das águas de assoreamento, responsáveis pelas obstruções causadas pelo volume de terra ou por correntezas. Também ganha destaque o Bibliófito, uma espécie de biblioteca, onde estão catalogadas espécies de plantas arbóreas do bioma da Caatinga, a exemplo de Jatobazeiro, Umbuzeiro, Aroeira e Marmeleiro, presentes na região de Xique-Xique e Gentio do Ouro.

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação e conservação do Rio São Francisco, a turma da Pesca exibe uma maquete ilustrativa, destacando os pontos de preservação e degradação da mata ciliar. Estes estudantes também apresentam um projeto sobre o repovoamento de espécies nativas de peixes do Médio São Francisco e resgate de espécies nativas existentes nas lagoas marginais da região que estão passando por processo de estiagem, elaborado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O objetivo principal do projeto é recuperar os estoques de peixes do Rio São Francisco pelo repovoamento, oportunizado pelos métodos de reprodução artificial ou do resgate de peixes oriundos de lagoas que secaram durante a estiagem, que acontece, normalmente, nos meses de agosto a novembro,” explicou Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, da Codevasf, em Xique Xique.

Além das exposições, os estudantes também estão envolvidos na realização de oficinas, com orientação dos professores, sobre temáticas como cilagem, beneficiamento da mandioca, beneficiamento de peixes e técnicas de leitura. Segurança pública e meio ambiente, forrageira e mananciais do Médio São Francisco são alguns assuntos abordados em palestras ministradas pelos profissionais que atuam na região.