Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
I Encontro Estudantil é aberto oficialmente no Teatro Sesc-Senac
A arena do Teatro Sesc-Senac, no Largo do Pelourinho, em Salvador, ficou lotada de estudantes, professores e gestores escolares na conferência de abertura do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, nesta terça-feira (27). O evento, inaugurado oficialmente pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, prossegue até esta sexta-feira (30/11) com a realização da final do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), além dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), na quarta-feira (28/11), e Artes Visuais Estudantis (AVE), na quinta-feira (29/11), em vários espaços do Centro Histórico. A fanfarra do Colégio Estadual Azevedo Fernandes e o grupo de chorinho Os Ingênuos deram o tom musical na abertura da programação.
“Minha saudação especial é para a juventude, para quem esse primeiro encontro foi construído, visando ao desenvolvimento da escola. Esse trabalho, iniciado há cinco anos, com foco nas artes, na cultura, nas ciências, está tendo uma grande repercussão em toda a rede estadual de ensino e veio para ficar na rede estadual como uma política de Estado”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, na abertura do encontro.
A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ana Teixeira, chamou a atenção para o fato do encontro envolver não só os projetos de artes, mas também os de ciências e matemática. “A ideia de juntar tantos projetos no Centro Histórico é um embrião de um movimento muito maior que pode vir a ganhar todo o país, como os antigos festivais de música”, pontuou.
A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Amélia Maraux, por sua vez, ressaltou que esse evento realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia é resultado de diversos projetos “que se articulam com o fazer pedagógico. “A arte é importante no processo de aprendizagem dos estudantes, dando-lhes visão contemporânea de mundo”.
Para o coordenador de Políticas da Juventude da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Vladimir Pinheiro, “é brilhante a iniciativa do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura”. “Nas 235 conferências municipais que realizamos, pudemos ouvir o clamor da juventude pela ressignificação da escola. Nesse sentido, esse evento fortalece o entendimento da arte como ferramenta de aprendizagem”, ressaltou.
Na plateia, estudantes se mostravam entusiasmados em participar dos projetos que fazem parte do I Encontro, em especial o Face e o TAL. “É a segunda vez que participativo do TAL. Estou adorando estar aqui, nesse evento construtivo, que incentiva o aluno a criar e a mostrar seu trabalho. É muito estimulante”, disse o estudante Lucas Lopes, 17 anos, do Colégio Estadual Polivatente de Itanhém-BA.
A aluna Carol Bulhões, 17 anos, do Colégio Estadual Paulo Cezar de Nova Almeida, em Ibirapitanga, participa pela primeira vez do TAL e diz estar confiante. “Estou com muita expectativa de ter meu trabalho reconhecido mas, de qualquer forma, já está sendo muito bom estar aqui, reunida a outros jovens”.
Workshop – Após a abertura oficial do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, foi iniciado o workshop de Capacitação para Professores - A Literatura Poética de Vinícius e Drummond, no auditório do próprio teatro Sesc-Senac. Até dia 30, a programação do evento inclui mostras de arte, sessões fílmicas e festival de canções, abertos ao público.
“Estamos celebrando a vida estudantil num clima de interação de professores, estudantes e familiares, além de governo e sociedade, juntos por uma só causa: a qualidade da educação”, disse a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria, Nide Nobre.
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil