Fontes de Salvador são visitadas por estudantes da Rede Estadual

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal

 

“Você sabe o que é uma fonte?”. Por meio de cartazes com esta pergunta os professores do Colégio Estadual Victor Civita, de educação integral, situado no Dique do Tororó, no bairro Vasco da Gama, em Salvador, levaram os estudantes a refletirem sobre a importância das fontes de água para o meio ambiente. Eles estão fazendo estudos sobre as as fontes localizadas nas áreas circunvizinhas ao Colégio, que envolvem um projeto de integração entre escola e comunidade, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

De acordo com a professora de Ciências, Rosa Virgínia Magalhães, o projeto surgiu a partir dos relatos dos próprios estudantes sobre o uso das fontes por familiares e vizinhos. “O objetivo do projeto foi avaliar a importância dessas fontes para a comunidade do Dique Pequeno e contextualizar o fato com os conteúdos vistos em sala de aula”, explicou a professora. Um fato curioso é que eles acabaram encontrando uma fonte bruta perto dos muros da escola, fato que promoveu um envolvimento ainda maior dos estudantes nas pesquisas.

“Devemos conscientizar a população para a economia de água", estudante Ana Paula Anunciação

Dentre as atividades de execução do projeto, os estudantes também foram a campo para saber se essas fontes também são utilizadas pelos terreiros de candomblé para o culto aos orixás. Eles também fizeram um levantamento bibliográfico sobre o tema, visitaram as fontes e entrevistaram moradores da comunidade, a exemplo de dona Lindinalva Santos Leite, que reside no Dique Pequeno. Dona Lindinalva gostou da iniciativa. “Essas fontes são muito importantes para a gente. Quando eu preciso, encho os baldes em uma fonte perto da minha casa”, acrescentou.

Além da proposta sustentável e social, o projeto visa à inclusão de alunos com deficiência auditiva em atividades integradas com os demais alunos da escola. A professora que presta atendimento aos alunos surdos  na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Johnne Neri Lin, afirma que os alunos surdos participam de forma produtiva nas ações do projeto. “Eles aprenderam e absorveram todos os conteúdos ligados às etapas do projeto”, afirmou. A professora e articuladora da educação integral, Lúcia Santos reforçou: “a educação integral é importante porque prioriza a integralidade entre os sujeitos, com atividades que contribuem para o crescimento das potencialidades de cada aluno”.

 

Fotos: acervo pessoal

A estudante surda, Ana Paula Anunciação, do 9º ano, foi uma das envolvidas no projeto. Ela esclarece que sua relação com a água agora é de cuidado e proteção, com o intuito de evitar a poluição e também a infestação de mosquitos da dengue. “Devemos conscientizar a população para a economia de água, para que ela não se acabe. Além de cuidar das fontes existentes”, atestou a estudante. Já o aluno ouvinte da 7ª série, Gabriel Santos Guimarães ressalta: “este projeto é essencial porque pode ajudar a comunidade a conservar e proteger as fontes da região”.

 

 

Notícias Relacionadas