Final do Face agita a Concha Acústica

A final da 5ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) reuniu cerca de cinco mil pessoas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A apresentação da noite de sexta-feira (30) encerra o 1º encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, que reuniu estudantes, professores e gestores escolares durante toda a semana.

Ao final das apresentações das 15 canções finalistas, os vencedores foram Caroline Marques da Silva Gonçalves (Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição – Miguel Calmon), Hériclys Henrique da Silva (do Colégio Estadual Norberto Fernandes - Caculé) e Samira Rocha Matos (Colégio Estadual Prof. Valdir de Araújo Castro – São Félix do Coribe). Samira também foi escolhida pelos jurados como a melhor intérprete feminina. Na categoria intérprete masculino, o prêmio ficou com Felipe Alisson de Souza Saraiva (Colégio Estadual Reitor Edgard Santos – Feira de Santana).

Fotos: Marvin Kennedy Ascom/Educação

Cada um deles recebeu instrumentos musicais. Mais que convencer o júri formado por nomes como os cantores Jota Veloso e Alexandre Guedes, da Banda Motumbá, o festival representa a chance de mostrar o talento musical dos jovens baianos. “Esse festival é uma oportunidade muito grande para nós estudantes que muitas vezes ficamos calados nas escolas”, disse Samira.

O secretário de Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que o Face é uma experiência exitosa que mobiliza toda a rede estadual de ensino. “Esse festival se notabiliza pela grande capacidade de mobilização dos estudantes, dos educadores e das diretorias regionais, sendo um marco para a educação na Bahia”. Barreto também destacou a média de idade dos estudantes que chegaram à grande final, a menor das cinco edições do Festival. "A idade dos finalistas reflete que o projeto tem incentivado nossos estudantes mais jovens a entrarem na música. A vontade de participar do festival desperta a música que está dentro deles", afirmou o secretário.

Ao todo, o projeto envolve cerca de um milhão de estudantes dos ensinos fundamental e médio de pelo menos mil escolas baianas. Para chegar à final, os autores das músicas finalistas passam por eliminatórias em etapas escolares e regionais. Antes e durante o processo de criação das composições, os alunos participam de pesquisas e discussões sobre temas sociais e econômicos. O resultado é o talento e o conteúdo vistos no palco da Concha Acústica do TCA.

Mobilização também das torcidas - Devidamente organizadas com faixas e até camisetas personalizadas, as caravanas torceram do início ao fim pelos representantes de cada região do estado. “Vamos incentivar para que nossa escola consiga uma vitória”, disse a coordenadora do projeto em Feira de Santana, que trouxe mais de 20 pessoas para acompanhar a apresentação de Felipe Alisson de Souza Saraiva, um dos vencedores da noite.

Criado em 2008, o festival de música tem caráter educativo artístico e cultural. Entre os objetivos do Face, estão a valorização das raízes da cultura brasileira e a garantia da aprendizagem dos saberes artísticos, além de reviver os antigos festivais brasileiros.