Festival Literário e Cultural de Feira começa terça-feira (27)

Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira (27) o 17º Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). O evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), este ano tem como tema ''Narrativas Femininas, histórias para resistir'' e vai homenagear mulheres que se destacaram como escritoras, mestres de samba, bonequeiras e artesãs. A programação diversificada conta com recitais de cordel, espetáculos teatrais, apresentações de escolas e lançamento de livros. O festival segue até 01 de setembro na Praça Padre Ovídio, no centro de Feira de Santana.

A abertura oficial acontece às 18h com apresentação musical da Quixabeira da Matinha e participação de Maryzelia. A solenidade será no palco principal da praça que leva o nome de Chica do Pandeiro. As atividades no primeiro dia do Flifs começam mais cedo às 9h e seguem com apresentação cultural, contação de histórias e roda de conversa com as mulheres homenageadas nesta edição. A escritora Bárbara Carine participa às 16h de uma roda de conversa no Teatro do Sesc.

Ainda na terça-feira (27) tem vernissage da exposição ''Carolinas'', também no Sesc Centro, com uma mostra que homenageia o legado da escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora do livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada". Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.flifsoficial.uefs.br.

A comissão organizadora do Flifs é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Feira de Santana. O evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).