Festival de Judô movimenta a arena de esportes do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cerca de 75 estudantes, de 13 escolas estaduais, participaram, nesta terça-feira (21), do Festiva de Judô, durante o 5º Encontro Estadual da Rede Estadual, que está sendo promovido, até quinta-feira (23), com entrada gratuita na Arena Fonte Nova, em Salvador. Esta é uma das modalidades disputadas nos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), no nível 3, da Arena. A competição foi realizada em desafios nas categorias masculino e feminino, integrando os alunos destaques nas unidades que promovem a modalidade esportiva. 
 
A estudante do 3º ano do ensino médio, Beatriz Oliveira, 17 anos, do Colégio Estadual Professor Edson Carneiro, bairro do São Caetano, em Salvador, contou como o esporte ajudou a melhorar seu comportamento e desempenho na escola. “Entrei no judô com incentivo de meu pai para que melhorasse minha conduta, que muitas vezes era agressiva. Com os treinos, pude concentrar minha energia no esporte e melhorei bastante o meu desempenho. Hoje, como estou no último ano na escola, já estou procurando uma academia para continuar minhas atividades”, afirmou.
 
Com bons desempenhos nos campeonatos estaduais de judô, o estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Leon Bonfim, 15, do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, no bairro de Roma, também viu no esporte uma forma de mudar de vida. “Uma professora insistiu muito para que eu entrasse no esporte e até me presenteou com um quimono. A partir daí, comecei a levar a sério e cheguei ao 2º lugar no Campeonato Estadual do ano passado. Não tenho dúvidas que o esporte tem sido importante para mim e o incentivo na escola foi fundamental”.
 
 
O professor Francisco Neto, do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, destacou que é perceptível a mudança no comportamento dos alunos após ingressarem nos esportes. “Estou há seis anos com o judô na unidade e estamos conseguindo mudar a realidade destes estudantes. Quando a direção da escola abraça esses projetos podemos constatar a importância do esporte estar inserido no currículo da Educação Básica, diminuindo a incidência de evasão e problemas de indisciplina”, relatou.
 
JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE). O projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, por meio do esporte, envolvendo, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos. No 5º Encontro Estudantil participam 700 estudantes que vieram de várias partes do Estado.

Notícias Relacionadas