Festival da Canção Estudantil movimenta mais de 1 milhão de estudantes

Mais de 1 milhão de estudantes das escolas da rede estadual participam ativamente do Festival Anual da Canção Estudantil. Desde o início do ano, os estudantes e professores se organizam nas aulas e também em atividades extraclasse para incentivar a criação artístico-cultural-musical na escola. Depois, ocorrem os festivais escolares, regionais e, finalmente, a etapa estadual. No dia 24 de novembro, a partir das 17h, acontece a final na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

No total, 15 canções finalistas serão apresentadas pelos seus autores e intérpretes. Os estudantes selecionados chegam a Salvador no dia 16 de novembro para se prepararem para a apresentação, com aulas de voz e expressão corporal, além de ensaios e gravações com os músicos que vão compor a banda do Face 2011. A festa final também conta com a participação das torcidas organizadas das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

O Face foi implantado como política cultural na rede estadual desde 2008, junto com os projetos Tempos de Artes Literárias (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE). Os três têm a participação de estudantes de praticamente todas as escolas e apresentam, ao final, o DVD e a publicação Cancioneiro Estudantil (canções do Face), o livro Poética Estudantil (obras literárias do TAL) e o Catálogo Estudantil (obras de arte do AVE). As publicações anualmente são incorporadas à dinâmica escolar como material didático para dar uma nova ressignificação à educação, incluindo os educandos como sujeitos de produção de conhecimento.