Estudantes voltam às aulas nesta quarta-feira

Mais de um milhão de estudantes da rede estadual da Bahia voltam às salas de aula nesta quarta-feira (03/04), quando se inicia o ano letivo. A abertura oficial acontece às 8h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e de estudantes das escolas que compõem o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, que participam de experiências científicas, artísticas e culturais nas escolas, em projetos como Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Artes Visuais Estudantis (AVE).

Visite o site de Volta às aulas

A novidade deste ano é a ampliação da oferta da educação integral. Mais 40 mil estudantes vão ter a oportunidade de permanecer na escola, em outro turno, participando de oficinas de letramento e de matemática, cursos da educação profissional e praticando atividades científicas, esportivas, recreativas e culturais. Só na capital, neste ano, 40 unidades escolares passam a ofertar educação integral, enquanto que no interior, são 30 escolas.  Os alunos que ficam os dois períodos na escola têm direito a três refeições diárias, incluindo o almoço.

“A ampliação da educação integral está de acordo com a filosofia desenvolvida pelo educador Anísio Teixeira, que vislumbrou a necessidade do estudante permanecer mais tempo no ambiente escolar. Desenvolvemos e ampliamos, em 2013, a educação integral nas escolas da rede para assegurar aos estudantes o direito de aprender, com uma formação completa”, disse o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Educação profissional – A Secretaria também amplia a educação profissional no Estado, com cerca de 66 mil estudantes estão matriculados em cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional. A oferta contempla 119 municípios em todos os 27 Territórios de Identidade. São 75 cursos técnicos de nível médio ofertados em alinhamento com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. “O aumento na oferta da Educação Profissional no Estado da Bahia possibilita maiores chances para inserção no mundo do trabalho para jovens e trabalhadores”, esclarece o secretário.

“A ampliação da educação integral está de acordo com a filosofia desenvolvida pelo educador Anísio Teixeira, que vislumbrou a necessidade do estudante permanecer mais tempo no ambiente escolar" - Osvaldo Barreto

Democracia na escola – A Secretaria da Educação do Estado também fortalece a democracia na escola, com eleições diretas para dirigentes escolares. Além disso, nesse ano, pais e estudantes podem acompanhar notas e freqüências com a ferramenta Boletim online. A intenção é facilitar e colocar a família do estudante atualizada sobre sua na vida escolar. A comunidade escolar também pode acompanhar a utilização dos recursos encaminhados para as unidades com o Transparência na Escola. “Assim, os cidadãos podem saber dos recursos recebidos e gastos em alimentação escolar, conservação da rede física, compra de material permanente e material de consumo, além do investimento com a implementação do projeto pedagógico”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.