Estudantes vão a Brasília para viver rotina da Câmara dos Deputados

Um grupo de seis estudantes baianos vivenciará durante uma semana (21 a 25) a rotina de trabalhos e ações da Câmara de Deputados, em Brasília – DF. Eles foram selecionados para a 12ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) que permite que esses jovens defendam seus projetos de lei inscritos no programa e atuem como verdadeiros deputados. Nesta sexta-feira, os estudantes participaram, na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), de um encontro com jovens que passaram por esta experiência em 2014.
Fotos: Emerson Santos

A estudante Tamires Santos Barreto, 17 anos, e que cursa o 3º ano no Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, localizado em Jequié, a 366 km da capital baiana, não esconde a ansiedade em participar dessa experiência e apresentar o seu projeto de lei. “Meu projeto é sobre o incentivo de jovens infratores no mercado de trabalho e eu irei defendê-lo com muito empenho”, afirmou animada para colocar em prática as suas ideias e debatê-las com os demais jovens selecionados de todo o país. “Tenho certeza que voltarei com uma nova visão sobre a política e isso irá contribuir para o meu amadurecimento como cidadã”, acrescentou.

Foi o que aconteceu no ano passado com a estudante de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Isabela de Souza Pereira, 19 anos. Seu projeto voltado para saúde e segurança pública propôs a reformulação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu trabalho foi tão bem desenvolvido e defendido no período em que esteve no parlamento, que acabou sendo adotado por um deputado e será tramitado na Câmara. “Estou muito feliz porque meu projeto foi aprovado com unanimidade tanto na comissão quanto na plenária final”, revelou Isabela.

De acordo com o coordenador estadual do programa, Iuri Rubim, o projeto oferece uma possibilidade de uma vivência única para os jovens e que extrapola a visão política. “Além das aulas e orientações, eles vão aprender a negociar, expor suas ideias e elaborar discursos. Isso tudo servirá para a vida, pois, irão defender questões em ambientes de trabalho e ampliar os horizontes profissionais nas áreas que forem seguir”, ressaltou Iuri Rubim.