Estudantes unem aprendizado e diversão em aula-show no TCA

Apresentar a estudantes da rede estadual a raiz da música baiana. Foi com esse objetivo que o cantor Paulinho Boca de Cantor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizou aula-show, na tarde desta segunda-feira (22/07), com o seu projeto História da Música Baiana, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Além do repertório baseado no Samba de Roda do Recôncavo, o Ijexá, o Rock de Raul Seixas, Caymmi e dos movimentos Tropicalista e pós-Tropicalista, o cantor apresentou diversas histórias referentes à época de composição das canções. O evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e de 1500 estudantes da rede estadual de Salvador.

“Todos nós precisamos ter a consciência da importância da música, principalmente como uma matriz muito forte do povo negro que produziu grande parte da música baiana. Trazer os estudantes para este ambiente do Teatro Castro Alves para terem contato com este universo é de grande relevância”, destacou o secretário Osvaldo Barreto, na abertura do evento.

O idealizador da aula-show, Paulinho Boca de Cantor, disse que o projeto surgiu a partir de seus estudos da música brasileira, iniciados em 1998. “Quando percebi que havia um viés educativo, pois contava uma história, achei interessante montar um espetáculo que pudesse contar essa trajetória da música baiana”. O compositor ainda destacou a importância de apresentar o show para estudantes da rede estadual como forma de aprendizado da sua própria cultura.

Aluno do 1º ano do Colégio Estadual Abílio César Borges, na Boa Viagem, Luan Silas ficou entusiasmado com a chance de participar do espetáculo. “Não adianta a gente aprender em sala de aula e nunca poder apreciar esse tipo de conhecimento fora dela. O importante é sempre a troca de experiências”, ressaltou.

Para a estudante Lorena Araújo dos Reis, da 7ª série do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Nazaré, o projeto une o aprendizado e a diversão. “Acho que aprendemos mais fácil quando temos a chance de realizar algo que nos diverte. Espero poder passar essa história para meus filhos e netos”, diz.