Estudantes se destacam com textos preparatórios para a redação do ENEM

Foto: divulgação

As estudantes Vitória Lorena da Rocha, 18 anos, e Amanda Andrade do Reis, 17, que cursam o 3º ano no Colégio da Polícia Militar (CPM Lobato), em Salvador, tiraram a nota mil na redação da primeira etapa do projeto ENEM 100% Redijaê. A iniciativa promovida pela Secretaria da Educação do Estado serve como suporte para os estudantes aperfeiçoarem a escrita dissertativa para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

A primeira etapa do Redijaê contou com 3.143 estudantes inscritos, na qual foram submetidas 1.466 redações com o tema “Escola sem partido” ou “Tomando partido pela escola: um caminho para a liberdade de expressão”. As redações foram corrigidas por 160 professores e graduandos que participaram de um curso de formação. A segunda etapa teve o mesmo número de estudantes inscritos e 1.034 redações submetidas com o tema “Sustentabilidade e os desafios das corporações para a preservação ambiental”. As notas e devolutivas das correções das redações da segunda etapa serão divulgadas nesta quinta-feira (2), no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira.

A estudante Vitória Lorena da Rocha afirma que usou todos os artifícios que aprendeu em sala de aula para fazer a redação. “Costumo ler jornais e artigos na internet sobre temas do cotidiano para ter uma base na hora de redigir a redação e expor a minha opinião crítica. Procuro sempre usar citações de filósofos e pensadores para enriquecer o texto e sigo uma linha objetiva a partir da introdução para não perder o foco do tema proposto”, explica.
Sua colega Amanda dos Reis revela que usou uma frase de Nelson Mandela relacionada ao tema para dar uma dinâmica no texto. “Deixo a introdução da redação com as ideias definidas e vou seguindo o desenvolvimento de todo o texto sem perder o foco nas informações destacadas. Na conclusão, expresso o meu ponto de vista de forma crítica. Uma dica que eu recomendo para os estudantes é procurar sempre usar uma linguagem mais rebuscada, com palavras que enriqueçam o texto. Estou aproveitando os últimos dias para ler sobre temas como transgêneros, meio ambiente, conflitos internacionais, política e corrupção no Brasil”, destaca a estudante.

Com o objetivo de estimular outros estudantes da rede estadual a terem um bom desempenho nas redações, as duas alunas redigiram uma carta aberta na qual abordam sobre projetos de vida e técnicas de estudos. “É muito bom poder incentivar outros estudantes a aprimorarem suas redações para atingirem boas notas no ENEM e vestibulares”, afirma Vitória Lorena da Rocha.

A professora de Redação, Gilnar Couto de Oliveira, ressalta que ler bastante é essencial para a construção de uma boa redação. “A gente só escreve sobre aquilo que conhece e, para isso, o hábito da leitura sobre temas diversos é fundamental”, pontua a educadora.

Leia a carta aberta abaixo:

Nenhum obstáculo é maior que a vontade de vencer. Supere-se a cada dificuldade

Caros colegas, futuros formandos, participantes de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), chamo-me Vitória Lorena da Rocha, nasci no dia 03 de agosto de 1999, na cidade de Salvador. Sou concluinte do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar – Lobato – CPM/Lobato. Onde, desde 2012, aprendi a disciplina, a retidão e o respeito. Meu sonho é cursar Medicina, com especialização em Neurologia.
Chamo-me Amanda Andrade dos Reis, nasci em 01 de maio de 2000, sou filha de professor, motivo pelo qual o meu gosto pela leitura sempre foi aguçado, numa constante busca pelo conhecimento. Também sou concluinte do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar – Lobato – CPM/Lobato, onde ingressei em 2012. Sonho com muitas coisas, principalmente cursar Medicina.

O principal motivo desta carta é mostrar quão prazeroso é superar desafios e alcançar aquilo que almejamos. Quando se fala em ENEM, o primeiro pensamento que nos vem é o momento da redação. Todos desejam alcançar a nota 1000, mas os desafios são muitos e o primeiro passo sempre é muito difícil. Nós demos o primeiro passo! O projeto Redijaê nos mostrou que podemos. A nota 1000, alcançada na primeira etapa, impulsionou-nos a buscar mais.

Alcançar um bom no ENEM é um grande desafio, sabendo disso, sempre aproveitamos todos os incentivos e valorizamos os ensinamentos dos nossos mestres, pois reconhecemos que sem eles muitas coisas não seriam possíveis. Um provérbio chinês diz que “o professor abre portas, mas você deve entrar por você mesmo” e nós não ignoramos as portas que se abriram diante de nós.

A vivência no CPM/LOBATO ficará marcada em nossa vida, pois fomos acompanhadas por professores de excelência, que sempre nos orientaram na escolha do caminho a seguir. Seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. Tivemos aprendizados importantes para a vida. Só temos a agradecer a paciência, dedicação e carinho.

Nossa preparação para a realização do ENEM foi de responsabilidade dos docentes que nos acompanharam desde a infância, associado ao esforço individual de cada uma, reservando várias horas diárias para o estudo, com o apoio dos familiares e, sobretudo, com fé em Deus, nossa sustentação maior.

Nada na vida é fácil, sabemos! Não importa qual obstáculo você irá enfrentar, faça tudo que estiver ao seu alcance para superá-lo. Deem o primeiro passo. Assim diz a música de Accioly Neto, interpretada por Flávio José: “Se avexe não, toda caminhada começa no primeiro passo...observe quem vai subindo a ladeira, seja princesa ou seja lavadeira, para ir mais alto vai ter que suar”.

Venha conosco dar o primeiro passo. Vamos iniciar uma caminhada em direção aos nossos sonhos. Vamos subir a ladeira, a montanha, suar muito e voar o mais alto que pudermos, pois o maior desafio da vida é superar a si mesmo!