Estudantes são premiados no concurso de vídeos educativos Saúde na Escola

Fotos: Marçal Dutra - Ascom/Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino, finalistas do concurso de vídeos educativos Saúde na Escola, foram premiados, nesta quarta-feira (16), na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador. Ao todo, quatro vídeos de três minutos foram premiados, sobre temas como: Promoção à alimentação saudável e práticas corporais, Prevenção e controle da dengue e chikungunya, Prevenção à DST/Aids e Incentivo da cultura de paz. Cada estudante foi contemplado com um tablet e as escolas receberam uma placa de menção honrosa por meio do professor orientador.

“Este é o resultado da prática educativa realizada nas escolas estaduais", Aderbal de Castr

O concurso tem o objetivo de promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola. Esta edição contou com a participação de unidades escolares de 14 Núcleos Regionais de Educação (NRE) em seletivas escolares e regionais. “Este é o resultado da prática educativa realizada nas escolas estaduais onde os estudantes despertaram a criatividade e percepção crítica a respeito de temas importantes e de responsabilidade social”, ressalta o subsecretário da Educação, Aderbal de Castro.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fabio Barbosa, a escola é um local privilegiado para se trabalhar ações de promoção à saúde e prevenção, e o concurso é uma delas. “Os jovens autores produziram vídeos de qualidade e que servem de incentivo para outros estudantes”, ressalta o coordenador.

Protagonismo juvenil
Para Jean Soares de França, 18 anos e Luiz Carlos Cruz, 21, do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, de Juazeiro, autores do vídeo sobre prevenção à dengue e chinkungunya, o processo de produção foi estimulante. “Nossa intenção é alertar a sociedade para se prevenir contra essas doenças que são perigosas”, diz o estudante Jean de França. Segundo Maurício França, 19, “participar do projeto contribuiu muito para o nosso aprendizado e de toda a comunidade escolar porque exibimos o curta na escola e colocamos na rede para que todos tenham acesso ao que a gente pesquisou e abordou”, disse o estudante, finalista com o vídeo sobre alimentação saudável e práticas corporais, com seu colega Fredson de Alencar, 14, ambos, também, do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela.

Lislla Millena Silva, 17, e Ayrlla da Silva, 17, do Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira, do município de Caém, escolheram o bom humor para explorar a temática de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “Nosso vídeo trata de um assunto polêmico de forma leve para atrair a atenção do público jovem”, explica Lislla Millena. Já David Willi Santos, 17, e Lays Souza, 15, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, de Barreiras, mostraram a criatividade através de tintas coloridas para passar a mensagem sobre Promoção à Cultura de Paz. “Devemos cultivar a mensagem de menos guerra e mais paz colocando mais cores em nossa vida”, afirma David Willi.