Estudantes são pré-selecionados para o Parlamento Jovem 2012

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou a lista com o nome dos estudantes pré-selecionados para participar do Parlamento Jovem 2012. O programa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar. Os jovens selecionados simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai ocorrer de 24 e 28 de setembro.

Confira aqui a lista dos estudantes pré-selecionados

Nos próximos dias, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia encaminhará os projetos pré-selecionados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O conselho é responsável por enviar os textos dos estudantes à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher os participantes do Parlamento Jovem. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São selecionados, ao todo, 78 deputados jovens.

Jornada Parlamentar - O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados. O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, participaram 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.