Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes recebem prêmio nacional por projeto voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social
O Rio de Janeiro é a próxima escala de viagem para estudantes do curso técnico de nível médio em Recursos Humanos, do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Alagoinhas, que estão conquistando destaque em mostras e feiras científicas nacionais pelo projeto "Da Escola Para o Mundo", desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. Depois de apresentar o projeto em Recife e em Salvador, as estudantes Islaine Medeiros, 16, e Adrielle Bispo, 18, estão, desde a última segunda-feira (27), no Pará, participando da Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, de onde embarcam, nesta sexta-feira (1), para o Rio de Janeiro, onde receberão, acompanhadas pela professora e orientadora, Maria de Lourdes Ramos, a premiação do Desafio Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana, na terça-feira (dia 5), no Museu do Amanhã.
O estudante Carlos Henrique, 18, que também é autor do projeto, embarcará de Salvador para encontrar as colegas no Rio de Janeiro. O projeto conta ainda com a assinatura da estudante Jeane Flávia, 17. O projeto "Da Escola Para o Mundo", foi um dos 11 premiados pelo Desafio Criativos da Escola, que teve um total 1492 projetos inscritos de todo o país. O projeto vencedor da Bahia é fruto de atividades desenvolvidas em sala de aula, a partir da discursão de como a escola poderia contribuir para o desenvolvimento social dos jovens da comunidade do entorno, que envolveu reuniões e oficinas nos finais de semana, além de acompanhamento psicológico e orientação vocacional.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a importância da premiação. "Este é mais um dos prêmios conquistados por nossos estudantes, o que demonstra o fazer Ciências em sala de sala nas nossas escolas, com o grande engajamento dos nossos professores", destacou.
A professora e orientadora, Maria de Lourdes Ramos, disse que está emocionada com a projeção nacional do trabalho e, principalmente, pela repercussão na vida dos estudantes. “A ideia não é só a escrita, é fazer com que os estudantes possam mudar histórias de vidas, a deles e dos colegas. Me sinto uma profissional realizadas e a principal conquista é fazer com que eles tenham orgulho do bairro que eles moram, o Barreiro, um bairro de periferia”, afirmou, ao destacar que, ainda em 2017, o Colégio irá fundar um Núcleo de Pesquisa Científica para estabelecer um planejamento de trabalho para 2018.
A estudante Medeiros fala da emoção pelo envolvimento no projeto. “É uma surpresa. Quando me envolvi no projeto, eu não espera que fosse acontecer a metade dessas coisas. Estou muito feliz de representar o nosso Estado. É uma vitória participar destas feiras, principalmente a gente que é de periferia e de viver em um bairro onde a vulnerabilidade social é muito alta. Isto mostra que dá para fazer mudança e correr atrás. Estou muito orgulhosa disso, de estudar nesta escola tendo esta oportunidade”, afirmou.
Adrielle Bispo está igualmente feliz. “A participação no projeto e todas estas viagens ampliaram o meu olhar para o futuro. Eu tinha uma perspectiva limitada, mas conhecer novos horizontes e novas realidades mudou tudo. Espero continuar a crescer mais e oportunizar outros jovens. A Educação é o único meio para conseguir uma realidade melhor. Estou muito feliz”, comemora.
A Prefeitura Municipal de Alagoinhas é parceira no projeto, disponibilizando profissionais de psicologia e assistência social. Além disso, oficineiros voluntários oferecem oficinas de instrumentos musicais, artesanato com materiais recicláveis e pintura em tecido. A proposta é viabilizar uma fonte de renda para os jovens atendidos pela iniciativa.
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil