Estudantes realizam atividades em grupo para o estudo da Sociologia

Palavras-chave:
Estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Pojuca  (73 km de Salvador), encontraram uma maneira de aprender coletivamente a Sociologia. A partir de seminários e pesquisas em grupo, eles se aprofundam no pensamento de filósofos e sociólogos como Max Weber, Karl Marx, Emile Durkheim e Augusto Comte e passam a ter uma compreensão maior sobre questões discutidas na disciplina, como as mudanças sociais, as transformações familiares e as lutas de classe.
 
Fotos: Acervo pessoal
O conteúdo estudado e discutido em sala de aula é compartilhado pelos estudantes durante os seminários, tornando o aprendizado mais dinâmico, conforme atesta a estudante Carol Calasans, 17 anos. “Considero que é uma oportunidade ímpar participarmos de atividades como seminários para explorarmos, ainda mais, o conhecimento. Isso nos ajuda em todas as disciplinas e em nossas vidas. Eu apresentei a teoria de Augusto Cant, voltada para a instituição da moral como Ciências”, relata.
 
A aluna Brenda Carvalho, 16 anos, também faz uma avaliação positiva desta integração com os colegas. “O conhecimento é a base de tudo e esta atividade me oferece conteúdos que levarei para toda a minha vida, principalmente no que se refere ao comportamento social”. A colega Maria Eduarda dos Santos, 17 anos, completa: “Esta experiência de trabalhar com diversas áreas do conhecimento através do aprofundamento de ideias fortalece não só o nosso processo educacional, como nos faz crescer como cidadão. Tudo que  aprendemos no seminário levaremos para a sala de aula e para as nossas vidas pessoal e social”.
 
A professora Ana Maria do Amor Divino destaca que as atividades coletivas promovem a troca de conhecimentos. “Eles se empenharam nas pesquisas e chegaram na apresentação com o total domínio dos conteúdos. A troca de conhecimentos com a exposição e o debate é muito rica”.

Notícias Relacionadas