Estudantes promovem Mostra Cultural inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922

Os estudantes do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, promoveram uma ‘volta no tempo’, nesta quinta-feira (19), durante a Mostra Cultural – Raízes da Literatura Brasileira. A atividade, que envolveu estudantes do 3º ano do Ensino Médio, possibilitou uma releitura, por meio das distintas linguagens artísticas, da Semana de Arte Moderna de 1922.
 
A atividade enfatizou, especialmente, as influências africana, indígena e europeia nas artes e suas contribuições sociais e culturais para a formação do povo brasileiro. Os estudantes homenagearam personagens emblemáticos da Semana de Arte Moderna, a exemplo de Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Alguns se caracterizaram de indígena, africanos e de portugueses. A mostra também envolveu apresentações de dança, de música e roda de capoeira. Também foram promovidos oficinas de turbantes, exposição de máscaras africanas e indígenas, mostra de receitas, recital e poesia e exibição de vídeos.
 
A iniciativa marca a culminância do projeto que vem sendo realizado em sala de aula durante a unidade, segundo explica a coordenadora do evento e professora de Língua Portuguesa, Margarida Rocha. “Nós aproveitamos o conteúdo da unidade, que é a Semana de Arte Moderna, para fazer com que os alunos percebessem que, a partir deste momento, se passou a valorizar os elementos de identidade nacional, as matrizes africanas e indígenas e as relações delas com a cultura europeia. Então, os estudantes pesquisaram essas matrizes e de que forma elas se reproduziram nas artes e, também, suas origens. Nesse processo, eles tiveram um novo olhar sobre o que foi a Semana de Arte Moderna e construíram esta Mostra Cultural, que se tornou uma produção incrível”, explicou.
 
A turma de Luana de Andrade, 17, criou, a partir dos estudos, poesias que foram recitadas durante o evento. “Para nossas apresentações criamos três poesias: ´Resistência´, que fala sobre os negros africanos no Brasil; ´Tupinambá´, uma homenagem aos índios e uma para os europeus chamada ´Rastros da colonização´. Também preparamos cenas teatrais enquanto as poesias eram recitadas. Este é um projeto muito interessante voltado para os alunos e com o protagonismo nosso”, comemorou.

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