Estudantes prestam homenagem aos 50 anos do Tropicalismo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os 50 anos do Tropicalismo – movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música e da cultura popular brasileiras entre os anos de 1967 e 1968 – é tema da gincana do Colégio Estadual Carlos Marighela, no bairro do Stiep, em Salvador. Desde quarta-feira (25) até esta sexta (27), os 760 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da unidade escolar cumprem tarefas de cunhos histórico e cultural, divididos em 12 equipes.
 
A estudante Layne Esther Oliveira, 16, 2º ano, conta que a gincana está sendo importante para que ela adquira conhecimentos de um movimento cultural que teve repercussão internacional. “Acrescentou muito para mim conhecer a história da Tropicália, dos artistas que a representaram, das músicas, da represália que os seus participantes sofreram com a ditadura militar. Isto nos remete a um passado que nos move a refletir sobre o presente, através da cultura e de fatos políticos”.
 
A professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Maria das Graças passos, uma das organizadoras da gincana, fala sobre a importância das tarefas que os estudantes estão cumprindo. “As provas, elaboradas com a ajuda de professores de diversas áreas do conhecimento, estão proporcionando novos conhecimentos aos nossos alunos e eles estão conseguindo cumprir porque, antes, estiveram envolvidos em pesquisa sobre o tema”, destaca a educadora, explicando que cada equipe foi batizada com uma música marcante do Tropicalismo, a exemplo de “Alegria, alegria”, “Super bacana”, “Divino e maravilhoso” e ”Cadê Teresa”.
 

Notícias Relacionadas