Estudantes plantam mudas na área verde da Secretaria da Educação

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, do bairro de Plataforma, em Salvador, plantou mudas de pau-brasil e de ipê nesta sexta-feira na área verde em torno do edifício-sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Admistrativo da Bahia. A atividade, que contou com a participação do subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro, faz parte da programação especial deste mês de junho, que destaca o Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5/6).

“Acho todas estas atividades excelentes. E faz com que não só o meu colégio, mas outras escolas também prestem atenção para a preservação do meio ambiente. Quero levar esta experiência para a minha casa, para a minha comunidade. Desta forma, vamos ajudar a salvar o planeta”, disse Ronaldo Oliveira, de 17 anos, que participou da iniciativa.

De acordo com o subsecretário Aderbal de Castro, é preciso uma percepção da temática também como uma questão cultural e econômica. “Os professores devem discutir o meio ambiente como uma temática universal, ampliando a formação como aluno e cidadão, sempre atentando para bases teóricas e científicas”, considera.

Desde o início da semana, os estudantes do Colégio Dr. Luiz Rogério de Souza estão mobilizados com atividades que chama a atenção para a preservação do meio ambiente. Os alunos tiveram a chance de implementar um sistema de seleção de coleta de lixo, além de assistir a vídeo, que teve como foco a experiência da própria escola em iniciativas de sustentabilidade, mutirão de limpeza dentro e fora do colégio, além de palestras temáticas.

Para Elivelton Santos Reis, 18 anos, o cuidado e as boas práticas com o meio ambiente já faz parte do cotidiano, juntamente com os estudos. “O que aprendi na escola, levo para a minha comunidade. Hoje, com esta experiência, já domino algumas técnicas de plantio. Esta vai ser a salvação para todos os países”, afirma.

As atividades estão integradas ao currículo escolar e acontecem nas próprias escolas da rede estadual. Estão programadas atividades de formação e palestras para estudantes, educadores, secretários municipais de Educação e o público em geral. Confira aqui a agenda completa de atividades programadas para estes mês nas escolas estaduais da Bahia.