Estudantes participam dos Jogos Estudantis em Potiraguá

Os jogos de futsal e voleibol movimentam a cidade de Potiraguá, nesta quinta-feira (5), a partir das 10h, na quadra poliesportiva, com a disputa da etapa municipal dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). A etapa reunirá 58 estudantes do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, do município de Potiraguá, e os estudantes do Colégio Democrático Estadual Edvaldo Flores, de Itaimbé. O Jerp é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio dos 27 Núcleos Regionais de Educação, e reúne estudantes da rede estadual e municipais em diferentes etapas até a culminância, que é realizada em Salvador, no segundo semestre do ano letivo, como parte do Encontro Estudantil da rede estadual.

Fotos: Acervo Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira
Os estudantes do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira estão ansiosos para os jogos. “Meu coração está acelerado e estou botando a maior fé de que vamos ganhar. Essa iniciativa dos jogos entre os estudantes é muito legal porque nos trazem aprendizados e estimulam a competição saudável, a interatividade e a comunhão, além de serem bom para a saúde”, afirma Guilherme Oliveira dos Santos, 16 anos, 3º ano.

Guilherme foi um dos 158 estudantes que participaram, em abril, do Festival de Jogos e Brincadeiras, uma preparação para o Jerp. O Festival e um projeto didático-pedagógico para o fomento da prática de atividades físicas no ambiente escolar, que envolve estudantes do Ensino Médio em brincadeiras e jogos, como Bandeirinha, Jogo da Velha (com pessoas), Elástico e Dodgeball (uma variação de Queimada ou Jogo do Mata).

“Optamos por fazer um festival, ao invés de um torneio, por considerarmos mais democrático e menos seletivo. E, assim, cumprimos o nosso objetivo maior do evento que é democratizar, cada vez mais, o esporte e a atividade física em geral, no nosso colégio”, destacou o professor de Educação Física, Ricardo Oliveira. Segundo ele, a experiência é muito positiva, pois além de avaliar os procedimentos e as atitudes dos estudantes, frente aos desafios de ganhos e perdas, estimula o trabalho em equipe e as atitudes racionais, tais como respeito às regras e ao adversário”, relata.

Jerp – Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) têm o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios a diversidade, a ética, a integração, a socialização, a inclusão, a participação, a cooperação, o regionalismo e a emancipação. Este ano, o calendário do Jerp foi unificado com o dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), projeto nacional do Ministério da Educação (MEC). “Com isso, os alunos da rede estadual irão disputar a etapa nacional do JEJ, juntamente com os alunos da rede particular, no segundo semestre”, comemora José Fernandes Lima, coordenador do Jerp.