Estudantes participam de sessão especial de cinema em Salvador

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

Do quadro para a sétima arte. Uma turma composta por 260 estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon -Tempo Integral, localizado no bairro Jardim Armação, em Salvador, tiveram uma aula diferente. Eles assistiram ao filme Jogos Vorazes: A esperança – o final, em 3D, no Salvador Shopping. O contato com o cinema tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre a temática abordada no longametragem.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Solange Santana, a atividade tem o objetivo de integrar mais os estudantes e promover a valorização da arte como instrumento de reflexão. “O filme traz uma mensagem muito interessante para os jovens por se tratar do protagonismo juvenil onde os personagens estão contrários a uma mensagem de consumismo e que lutam por seus ideais”, destacou a gestora ao revelar que, após a sessão, os estudantes participarão de debates sobre a temática retratada no filme.

Integração e reflexão
Ana Paula Torres, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, estava entusiasmada. “É a primeira vez que vou ver um filme com a tecnologia 3D e estou muito animada por essa experiência de ver as imagens mais próximas, como se estivessem soltas da tela”, disse a estudante. Segundo Diego Miranda, 19 anos, 3º ano, este encontro serve como uma despedida para os colegas. “Este é um momento que vai ficar marcado para nós que estamos concluindo o Ensino Médio, porque a turma vai se separar e cada um vai seguir sua carreira e sonhos”, completou Diego Miranda.

“É uma oportunidade de absorver novos conhecimentos", Ana Paula Torres

Para Vinícius Santiago, 19 anos, do 3º ano, esta atividade é mais que uma aula. “Como estou no último ano letivo acho muito importante sair do ambiente escolar e ter um passeio com os colegas para interagirmos mais”, disse. Já sua colega Denise Pereira Silva, 25 anos, 3º ano, afirmou que “é uma oportunidade de absorver novos conhecimentos e debater assuntos que fogem do tradicional visto em sala de aula”.

A professora de Educação Física, Enaide Oliveira Coutinho, acredita que atividades externas são indispensáveis para a formação dos estudantes, principalmente os da educação integral, por passarem um bom tempo dentro da unidade escolar. “Não se trata de uma simples sessão de cinema, pois, a linguagem audiovisual pode ser muito bem explorada em sala de aula, levando-os à reflexão, pesquisas, debates, além de estimular o senso crítico”, avalia.