Estudantes participam de diversas atividades do Projeto Verão Costa a Costa, em Ilhéus

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA

Cerca de 500 estudantes da rede estadual de ensino estão participando das atividades da segunda edição do Verão Costa a Costa, que acontece em Ilhéus, até domingo (4). O evento, promovido pela Secretaria de Trabalho Emprego Renda e Esporte, do Governo do Estado (SETRE), com apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), contempla atividades de diferentes modalidades esportivas, exibição cinematográfica, shows, espaço kids e feira da economia solidária, com acesso gratuito.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou que o esporte faz parte do currículo escolar e destacou a importância do envolvimento dos estudantes em atividades como essas. “Trabalhar, a partir do esporte escolar, a integração que permite a identificação das potencialidades dos nossos estudantes, fazendo uma conexão com o esporte de alto desempenho, é uma forma de dar mais oportunidades a eles, em todas as idades. Nosso governo está em todos os lugares. O que fazemos na capital fazemos também no interior, mostrando que estamos presentes em todos os municípios do Estado e que o esporte é um fio condutor desse processo”.

Quatro unidades escolares da rede estadual mobilizaram seus estudantes para o evento: o de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa; o do Campo Jorge Calmon; o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira; e o Eduardo Catalão. O estudante João Henrique, do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Jorge Calmon, praticante de futebol e futevôlei, falou sobre a vivência que a atividade está lhe proporcionando. “Estou muito feliz em estar participando. Esta é uma iniciativa muito interessante. Não ficar apenas na parte dos livros, dos estudos, mas fazer um esporte também é muito importante para o desenvolvimento do aluno”, disse.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 5), Larissa Costa Melo, destacou a função agregadora e de incentivo à educação desempenhada pelo esporte. “Ter um momento desses com estudantes, além da prática esportiva, é uma oportunidade de integração entre escolas e nós valorizamos muito isso. Dentro da grade curricular, eles têm as disciplinas que envolvem o esporte. Nós casamos a participação no evento com todo o planejamento pedagógico da escola”.

Verão Costa a Costa

O município de Ilhéus é o terceiro a receber o projeto, uma iniciativa do Governo da Bahia, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Unisports e a organização da MCS - Marketing Esportivo e com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus. O objetivo é promover a prática esportiva, o entretenimento e a geração de renda em municípios da costa baiana, oferecendo uma programação diversificada com clínicas esportivas, atividades culturais e de lazer e competições em modalidades esportivas. Em Ilhéus, são 13 modalidades: Beach Soccer, Beach Tênis, Vôlei de Praia , Futevôlei, Skate, Futmesa, Baleado, Tae Kwon do, Jiu Jitsu, Pickle Ball, Corrida (Treinão Solidário), Xadrez e Escalada.

No Espaço Kids, as crianças podem se divertir e brincar acompanhadas de monitores especializados. Já a Feira da Economia Solidária reúne mais de 30 empreendimentos e busca impulsionar a geração de renda a partir da exposição de produtos por artesãos e empreendedores solidários do território vinculados ao Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Litoral Sul.

Notícias Relacionadas