Estudantes participam de atividades socioambientais

Fotos: Acervo pessoal
Os estudantes do Colégio Estadual Celso Mendes da Lima, localizado na comunidade Vila do Conde, no município de Conde (185 km de Salvador), realizaram nesta sexta-feira (10/06), atividades de conscientização ambiental e melhor qualidade de vida, que integram o projeto da escola “Reutilizo, logo sou sustentável”. Confecção e exposição de objetos úteis feitos com materiais recicláveis e o Eco Bike - passeio ciclístico pelas ruas da cidade - marcaram as ações do projeto, desenvolvidas ao longo da semana.
 
As produções dos estudantes foram feitas durante uma oficina criativa realizada na disciplina de Artes. Na exposição, garrafas pet, papelão, embalagens de leite, retalhos de tecidos, isopor e outros materiais que seriam jogados no lixo, tiveram novos aproveitamentos ao se transformarem em vassouras ecológicas, bolsas, tapetes e demais intens. A exposição foi aberta à comunidade.
 
Alana Raiane dos Santos, 15 anos, estudante do 1° ano, conta que gostou muito de reutilizar os materiais. “O que muitas vezes é visto como lixo pode se transformar e ganhar uma nova utilização como a vassoura de garras pet e bolsa feita com sacolas plásticas”, afirma consciente.
 
Eco Bike - Como parte das ações do projeto, os estudantes também participaram de um passeio de bicicleta (Eco Bike) pelas ruas da cidade para conscientizar a população local sobre a importância de se preservar o meio ambiente e adotar o uso da bicicleta. No passeio, que aconteceu na quinta-feira (9/06), os estudantes, montados em bicicletas customizadas, distribuíram panfletos informativos. 
 
Jaciara dos Santos, 16, do 2° ano, aprovou a iniciativa. “Através desse passeio mostramos para a comunidade que é possível utilizar a bicicleta para exercitar o corpo e, ao mesmo tempo, contribuir para o meio ambiente, pois, é um meio de transporte simples e que não polui a atmosfera”. 
 
De acordo com a diretora do colégio, Luciana de Carvalho, o projeto é muito importante, pois, leva os estudantes a uma reflexão sobre meio ambiente e vida saudável. “No projeto os alunos desenvolvem habilidades correlatas voltadas para a conscientização onde a escola é o meio para eles repassarem o conhecimento para outras pessoas”, afirma a gestora.

Notícias Relacionadas