Estudantes participam de atividades pedagógicas alusivas ao Carnaval

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/SECBA

Os estudantes da rede estadual já entraram no clima de Carnaval. As unidades escolares da capital e do interior estão realizando atividades como bailes carnavalescos e concursos de fantasias, com o objetivo de promover a integração da comunidade escolar em um ambiente festivo e valorizar a folia momesca. Nesta quarta-feira (15), o Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, localizado no bairro de Valéria, em Salvador, promoveu o 1º Baile do Noêmia, com o tema “Coloque a fantasia e venha celebrar a nossa alegria”.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, esteve no colégio e falou da importância da iniciativa, do ponto de vista pedagógico. “Esta é uma atividade festiva, cultural e formativa de pré-Carnaval, que faz um dia diferente na escola. Diante do protagonismo da unidade escolar, eu vim compartilhar este momento com os professores, dirigentes e trabalhadores que apoiam o cotidiano da escola e dos estudantes. Todos estavam em festa, fantasiados, animados e comemorando neste ambiente que também é de acolhimento”, ressaltou.

Para a estudante Maria Clara Santos, 13, 8º ano, celebrar o Carnaval na escola foi divertido. “Adorei participar desta atividade, principalmente do concurso de fantasias, porque todo mundo interagiu”, disse, entusiasmada. O estudante Jadiel dos Santos, 19, 3º ano, afirmou que a atividade é fundamental para o resgate cultural. “O Carnaval faz parte da cultura da Bahia e do Brasil e, também, deve ser celebrado dentro do ambiente escolar, pois devemos valorizar as manifestações populares”.

Também em Salvador, o Colégio Estadual Dalva Matos, localizado no bairro do Lobato, promoveu, nesta quarta-feira (15), diversas atividades, como baile, com apresentações de fantasias, apresentações dança e música, e exposição de máscaras confeccionadas pelos estudantes durante uma oficina. Já na quinta-feira (16), às 9h30, no município de Jequié, será a vez dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco entrarem na folia com um baile momesco na unidade escolar.

Notícias Relacionadas