Estudantes participam de atividades alusivas ao Dia Internacional dos Museus

Para os estudantes do Colégio Odorico Tavares – Tempo Integral, localizado no bairro do Corredor da Vitória, em Salvador, visitar e explorar os museus do bairro em que estudam, já faz parte do cotidiano escolar. Nesta semana, até o dia 18 de maio, data em que se comemora do Dia Internacional de Museus, eles participam da programação da 16ª Semana Nacional de Museus, quando os museus de todo o país realizam diversas atividades especiais, como palestras, visitas mediadas, oficinas, exibições de filmes seguidas de debates. O museu escolhido pelos estudantes para a visitação foi o Museu Geológico da Bahia, que fica situado a poucos metros da escola. O local está servindo como espaço de aprendizagem e interação entre estudantes, professores e frequentadores do espaço.
 
Segundo a professora e Articuladora do Tempo Integral do Colégio Odorico Tavares, Luciana Senna, as visitas são muito importantes para os estudantes, pois melhoram o aprendizado a partir de atividades extraclasse.  “A escola já desenvolve esse tipo de trabalho e levar os estudantes para espaços como museus, faz com que eles tenham uma visualização diferente da realidade educacional a partir de outros espaços de aprendizagem”, destaca a educadora.
A estudante Naiane Bomfim, 16, 2º ano, conta que gosta muito de visitar museus e que a programação está enriquecendo os seus conhecimentos para além dos livros didáticos. “É muito interessante poder visitar e ver tudo o que o museu tem a oferecer, pois acabamos saindo da rotina de sala de aula. Estou adorando as atividades, pincipalmente o debate que tivemos com jovens blogueiros que nos alertaram sobre os benefícios e malefícios da internet”, afirma.
 
Quem também está aproveitando ao máximo as atividades é seu colega Ítalo Antônio Almeida, 16. “É essencial discutirmos assuntos importantes em rodas de conversa com professores após assistimos filmes sobre temáticas como desigualdade de gênero, assédio e vulnerabilidade feminina. Precisamos debater cada vez mais, impor nossas opiniões e repassar o conhecimento para outras pessoas”, reflete o estudante.
A iniciativa, que tem como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com o Ministério da Cultura. Para acessar a programação dos museus da Bahia e de outras regiões do Brasil, acesse o link: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/.

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