Estudantes iniciam ano letivo com novo fardamento

Pela terceira vez consecutiva, estudantes da rede estadual iniciam o ano letivo com o recebimento do fardamento escolar gratuito. A iniciativa visa garantir que todos tenham acesso à escola, já que o fardamento é um item obrigatório para a identificação do estudante. Mais de três milhões de camisas estão sendo distribuídas, totalizando um investimento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia superior a R$ 17 milhões. O kit fardamento consta de três camisas oficiais e uma diferenciada para a prática da educação física.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destaca as vantagens da farda. “O uniforme escolar colabora para que o estudante desenvolva o sentimento de pertencimento à coletividade, sinta-se parte de uma história e construa uma memória relativa a esta fase tão importante da vida.

Estudantes com fardamento escolar - Claudionor Jr. Ascom/Educação
Além dessa importância simbólica, o fardamento estudantil traz vantagens práticas aos estudantes e suas famílias, como economia de roupas e segurança, por exemplo”.

O secretário também lembra que o acesso às salas de aulas das escolas estaduais é permitida somente aos estudantes fardados, que, mesmo no caminho para a escola, podem ser melhor acompanhados se estiverem vestidos com a camisa da farda.

Antes de fazer a entrega do fardamento, cada escola é responsável por imprimir nas camisas, ao lado do escudo do Estado da Bahia, comum para toda a rede, o seu próprio símbolo de identificação, seja escudo, nome ou sigla. Para isso, a Secretaria da Educação destinou uma verba especial descentralizada para as unidades escolares.

A estudante Suilan Santos da Silva, do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Salvador, aprova o fardamento escolar. “A gente fica mais protegido quando está de farda, com todo mundo vendo a escola que a gente estuda. O governo também está mostrando a preocupação para que as pessoas não gastem dinheiro, porque a farda é de graça, e o dinheiro que a gente gastava, agora fica para outras coisas, dá para comprar livros. Outra coisa que eu acho boa é a farda separada para educação física, que é sem manga e não faz calor”.

Notícias Relacionadas