Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes indígenas abordam sobre desafios no ensino superior
Estudantes indígenas abordam sobre desafios no ensino superior
Publicado em qua, 14/12/2016 - 16:15 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
Para as indígenas e ex-estudantes da rede estadual, Eduarda Tuxá, 23, e Vanessa Pataxó, 20, chegar à universidade representa mais do que uma conquista e, sim, a história de luta de seus povos e antepassados. Para relatarem sobre a trajetória de vida, perspectivas e desafios no ensino superior, as universitárias indígenas participaram da mesa redonda “Saberes Indígenas - conheça, reconheça e respeite”, realizada na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Admirativo da Bahia (CAB).
O evento foi iniciado com apresentações de rituais tradicionais, a exemplo do Toré, executados por outros estudantes universitários indígenas das etnias Pataxó e Tuxá. Além disso, o escritor indígena Daniel Munduruku lançou seu novo livro ‘Memórias de índio – uma quase autobiografia’. “O livro faz um passeio por determinadas passagens da minha vida, no qual conta um pouco dessa trajetória pessoal enquanto indivíduo e cidadão brasileiro, a partir do meu pertencimento a uma cultura ancestral, que é a Munduruku”, explica o escritor.
Eduarda Tuxá, natural de Rodelas (588 km de Salvador), cursa Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e afirma que é preciso desconstruir a imagem caricata do índio que as pessoas têm e que isso leva ao preconceito. “O papel do indígena no ensino superior é trazer novos saberes para dentro da universidade, discutir as temáticas indígenas, as nossas lutas e, acima de tudo, fazer uso desse conhecimento para trazer melhorias para a nossa comunidade”, destaca a indígena, que concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário.
Atualmente morando em Salvador, Vanessa Pataxó, de Coroa Vermelha (712 km da capital), é ex-aluna do Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, localizado em Santa Cruz Cabrália. Ela também falou sobre a sua trajetória de vida até ingressar na faculdade de Fisioterapia, na UFBA. “A gente vem da base da escola indígena e é uma luta chegar até aqui e fazer uma graduação. Quero dar retorno para a minha comunidade e estimular outros estudantes indígenas a conquistarem o ensino superior. Se estamos aqui é porque pessoas nos antecederam e, a cada ano, a gente tem quebrado barreiras e o preconceito na universidade”, ressalta a indígena, que faz parte do Núcleo de Estudantes Indígenas da UFBA, juntamente com Eduarda Tuxá.
De acordo com o coordenador de Educação Escolar Indígena, da Secretaria da Educação do Estado, Rafael Truká, o encontro foi muito importante porque possibilitou a troca de experiências com alguns indígenas que discutiram sobre os saberes e conhecimentos de seus povos. “Neste encontro eles trouxeram para dentro da secretaria um pouco da realidade vivenciada pelos povos indígenas. Isto ajuda na desmistificação do imaginário popular daquilo que é um estereótipo de índio, além de combater o preconceito e o racismo institucional, que nós sabemos que existem”, afirma.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)