Estudantes homenageiam escritor Ariano Suassuna em Café Filosófico e Literário

Fotos: acervo pessoal

Com muita música, poesia e dança, os estudantes do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, em Salvador, mostraram seus talentos na sétima edição do Café Filosófico e Literário, que aconteceu nesta quinta-feira (5), durante todo o dia, na unidade. O projeto interdisciplinar visa homenagear destaques da cultura brasileira e, este ano, as atividades foram voltadas para o escritor Ariano Suassuna, com o tema Suassuna Armorial – Nordeste Cultural. O evento contou com a presença da escritora baiana Mabel Velloso.

Segundo uma das idealizadoras do projeto, Mônica de Jesus Lopes, o evento é importante para o enriquecimento cultural do aluno porque evidencia tudo o que o escritor promoveu através da valorização da cultura popular do nordeste. “Por meio de suas obras, Suassuna desmistificou o estereótipo de nordestino e deu a ele o papel de protagonista. Se tornou mais que um regionalista ao falar do seu lugar de uma forma universal, destacando a Inteligência, a ingenuidade e a beleza do povo nordestino”, disse a coordenadora.

A estudante Iasmin Matos, 15 anos, do 2º ano, que faz parte do coral e da Orquestra Filarmônica do colégio, não escondeu a satisfação em poder mostrar as suas habilidades musicais. “Esta iniciativa do colégio é essencial para incentivar, nós alunos, a expressarmos a arte de diversas formas. Aqui aprendemos a desenvolver nosso talento e a trabalhar em grupo para obter o melhor resultado possível, seja cantando no coral ou tocando um instrumento na orquestra”, revelou.

William Silva, 17 anos, do 3º ano, declamou o poema de sua autoria “O último 8 de março” e foi um dos vencedores do V Concurso de Poesia do colégio, realizado no Café Filosófico e Literário. “Este evento faz com que os estudantes se aproximem mais da literatura, além de incentivar a produção de textos como o cordel e poemas”, afirmou o estudante.

A programação contou ainda com uma apresentação da Orquestra Filarmônica do colégio, canções populares e rodas de samba com a participação de professores e estudantes. Além disso, houve uma palestra sobre Linguagens de Cordel, ministrada pelo professor convidado e mestre em Literatura e Cultura, Eduardo Maia Dias. “A literatura de cordel é um elemento importante da cultura popular brasileira e que deve ser valorizada e trabalhada cada vez mais com os estudantes em sala de aula”, destacou o educador.