Estudantes falam sobre o valor da escola pública

Palavras-chave:
Fotos: Marçal Dultra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes da rede estadual que participam da campanha “Eu amo a escola pública”, destacam a importância do envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar neste processo de mobilização que a campanha propõe. O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento da escola pública como espaço de ensino, de aprendizagem, de construção da cidadania e que precisa ser valorizada e cuidada por todos.

 
Gabriel Araújo, 19 anos, estudante do 3º ano, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, já participa dos projetos de arte e cultura desenvolvidos ao longo do ano letivo e destaca o seu envolvimento na campanha. “Acho que é uma união de forças. Precisamos cobrar melhorias, mas também professor, estudante, diretor, precisam fazer a sua parte, cuidando dos espaços”, declara.
 
“Acho que todos os estudantes devem cuidar da sua escola. É um papel que é de todos: governantes, professores, diretores e estudantes”, reforça o estudante Mateus Santana, 20 anos, que estudou no Colégio Estadual Polivalente de Camaçari. Mateus participou do vídeo “Eu amo a escola pública” com sua banda Mandala, composta por Leidejane Maria da Paz e Sulivan Nunes, todos ex-alunos da rede estadual.
 
Fotos: Marçal Dultra
Os estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na Paralela, em Salvador, também abraçam a campanha ‘Eu amo a Escola Pública’.  Camila Almeida, 16 anos, que há três anos estuda na unidade escolar fala sobre a importância da escola pública na sua formação cidadã.  “Eu gosto muito de estudar aqui, pois me abriu muitas oportunidades, com os projetos e trabalhos desenvolvidos na escola. Também pude conhecer pessoas diferentes e abrir minha mente para as relações com os colegas”, explica.
 
Para a estudante Marcele Santana, 16, seu amor pela escola pública vem acompanhado da evolução na qualidade de ensino. “Venho percebendo que o ensino vem melhorando, graças à qualidade e empenho dos professores. Ainda temos muito apoio dos funcionários e dos gestores. É por isso que eu amo minha escola,” enfatiza. O colega Guilherme Reis, 16, acredita na escola pública na sua preparação para o futuro. “Na nossa escola temos professores que estão preparados para nos ajudar a ingressar no ensino superior. Há uma percepção que podemos alcançar nossos objetivos e o apoio deles é fundamental”, afirma.
 
Eu amo a Escola Pública – A campanha, lançada na abertura oficial do ano letivo na rede estadual pelo governador Rui Costa, integra o programa "Educar para Transformar que visa a formação de uma rede de parceria pela melhoria da educação pública na Bahia. “Já visitei mais de 150 escolas e o que nós estamos buscando reafirmar é a nossa paixão, o nosso pacto pela educação. Se todo mundo se juntar, nós vamos fazer a cada dia uma escola pública melhor. Nós vamos fazer nosso jovem sonhar e construir o futuro do nosso país”, disse Rui, lembrando que em toda a sua trajetória de aprendizado sempre estudou em instituições públicas.

Notícias Relacionadas