Estudantes falam sobre experiência nos projetos Parlamento Jovem Brasileiro e Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudantes baianos dão seus primeiros passos no ambiente político com a participação nos projetos Parlamento Jovem Brasileiro e Parlamento Juvenil do Mercosul. Nesta terça-feira (30/9), o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebeu, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, os sete alunos baianos que integram os projetos. As iniciativas visam despertar, nos jovens, a reflexão crítica da importância da representação política, além de promover a participação e, também, a troca de experiências entre os estudantes.

Durante a reunião, os jovens apresentaram um pouco da experiência que estão vivenciando, discutiram a importância da política e como o engajamento juvenil pode melhorar a qualidade da educação no Estado. “Esse conhecimento que os estudantes adquirem é extremamente importante. Os jovens estão aprendendo, desde cedo, que todos precisamos ser mais ativos no processo político, incluindo as instâncias escolares, ajudando na construção de uma escola pública de qualidade”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.

A equipe de parlamentares é formada por sete estudantes: duas alunas do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior (Itapuã); quatro da Escola Djalma Pessoa – Sesi Piatã; e um estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em Santo Amaro da Purificação. “Estamos vivenciando uma experiência única de aprender sobre política na prática. Nós ganhamos a oportunidade de conhecer mais de perto as leis, saber como elas são feitas, escrever um projeto de lei e defendê-lo diante de uma comissão”, contou a jovem parlamentar brasileira Larissa Santos Viana, 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior.

Já a representante da Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul, Ravanna Amorim Santos, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio na mesma escola, acredita que o seu engajamento e o de outros jovens pode contribuir para a educação no Brasil. “Cada reunião é incrível. Nós conhecemos realidades diferentes, trocamos experiências e discutimos os nossos projetos. A minha expectativa é que esse trabalho possa gerar frutos”.

Projetos – O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa anual promovido pela Câmara dos Deputados, que leva a Brasília 78 jovens de todo o país para uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos. Já o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul, coordenada pelo Ministério da Educação do Brasil e dos demais países do bloco, e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do International Institute for the Development of Citizenship (IIADAC) e da Organização do Estados Americanos (OEA).