Estudantes expõem na Galeria Pierre Verger em Salvador

Foto: Silvia Dias/Divulgação

Os 47 estudantes que participam do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, iniciaram a semana movidos pela emoção de terem as suas obras artísticas expostas na Galeria Pierre Verger, na Biblioteca Central dos Barris. A mostra ‘Paisagem da Alma’ – que começou nesta segunda (25), dentro da etapa escolar do projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – prossegue até sexta-feira (29), das 08h às 12h e das 14h às 18h, quando os trabalhos serão julgados por uma comissão especializada e os três primeiros colocados irão concorrer na etapa Regional do AVE.

Os estudantes expressam as suas reflexões sobre africanidade, a valorização da mulher, a situação econômica do mundo e do país, desmatamento, infância roubada e a importância da leitura, entre outros temas. “Defendo os direitos da mulher, que ainda sofrem discriminações e julgamentos por conta de suas vestimentas. Não podemos aceitar que comportamentos machistas que levam à violência física e psicológica contra a mulher”, declara a estudante Jamille Ferreira, 15 anos, 1º ano. Ela é autora do quadro ‘Meu corpo, minhas regras’.

A colega Marília Oliveira, 15 anos, 1º ano, também simbolizou na sua arte o pensamento em relação ao incentivo à leitura. “Minha pintura é de uma pessoa lendo um livro para mostrar a importância de obter conteúdos nas diversas áreas do conhecimento para a nossa formação. É um privilégio ter o meu trabalho exposto em uma galeria como a Pierre Verger e me sinto muito feliz por estar participando do AVE, independente do resultado da seleção pelo júri. Estar aqui, envolvida em um processo coletivo, junto aos meus colegas, já é importante para mim”.

A professora Lílian Peixinho, coordenadora do Artes Visuais Estudantis do Colégio Senhor do Bonfim, destaca que o AVE é um projeto que desenvolve a criatividade, a inventividade e a imaginação dos estudantes, com socialização do saber e do fazer pedagógico, materializado em obras artísticas resultado da construção dos alunos, com o apoio dos educadores. “O AVE é um projeto que tem uma amplitude em relação a desenvolvimento dos estudantes porque incentiva, também, a concentração e a disciplina em sala de aula, a partir das oficinas durante o processo de criação. Eles ganham autonomia porque são autores e isto estimula o protagonismo estudantil”.

A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, que acompanha a criação artística dos estudantes da rede na fase Escolar, ressalta a liberdade criativa como uma das características dos projetos apresentados. “A partir do contato com essas linguagens, os estudantes passam a perceber e a traduzir o mundo com um novo olhar, se posicionando diante dele com a sua criação estética e reflexão, seja através de uma pintura, coreografia, arte literária, canção e outras formas de expressão artística, apontando caminhos para a compreensão do seu universo juvenil”.

Fases de culminância
A divulgação dos três primeiros colocados da etapa escolar no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, será na sexta-feira (29/7). A professora Lílian Peixinho conta que o júri também irá escolher, extraoficialmente, os quarto e quinto colocados. “Iremos, ainda, ter o sexto colocado, que será selecionado pelos próprios estudantes, através de votação em urna”.