Estudantes encerram congresso em Santo Antônio de Jesus

“Nas ruas, nas redes, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!”, foi entoando este grito que os estudantes marcaram o último dia do Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual (Cerpe). As atividades do III Cerpe foram encerradas na quarta-feira,(9), com a eleição dos novos membros do Fórum Regional de Estudantes e a elaboração de uma Carta Magna, com as propostas dos estudantes, que será entregue à Secretaria da Educação.

O congresso aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus. Cerca de 150 estudantes se reuniram em discussões em torno do tema Protagonismo Estudantil: fortalecer a educação, discutindo a escola. Nos dois dias, os delegados trocaram experiências vividas em suas unidades escolares. “É um intercâmbio de conhecimento entre os alunos”, disse o estudante Edvaldo Guimarães, do Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza, de Nazaré.

O ouvidor da Secretaria da Educação, professor Francisco Neto, também participou da atividade. Para o ouvidor, colocar os estudantes como protagonistas nas discussões sobre a educação é essencial para garantir a aprendizagem. “É importante que os estudantes opinem, participem e digam o que eles pensam da escola em que estudam”, reforçou.

O Movimento Estudantil foi intensamente debatido pelos presidentes da União dos Estudantes da Bahia, Luciano Marques; da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas, Aline Lima, além do professor e historiador, Uberdan Cardoso. “Hoje nós temos que fazer um resgate muito forte para o fortalecimento dos grêmios estudantis. É preciso que os estudantes secundaristas se mobilizem em suas escolas e contribuam para a sociedade como um todo”, afirmou Luciano Marques, que ressalta a importância do debate sobre os grêmios.

As eleições para dirigentes escolares, que acontece nas escolas circunscritas na Direc 4 no dia 16 de novembro, também foi tema de debates no Cerpe. A ideia foi de mobilizar os estudantes a participar deste momento democrático. O professor Clovis Esequiel, diretor da Direc 4,  reforçou, para os estudantes, a importância dessa conquista e a necessidade da participação de toda a comunidade escolar através do voto.

Grupos de Trabalho - As propostas dos estudantes, participantes do III Cerpe, foram elaboradas em seis grupos de trabalho. As experiências das escolas, família, literatura e dramaturgia, movimento estudantil e redes sociais, juventude e libras foram os norteadores dos grupos. Os estudantes discutiram os temas com o objetivo de elaborar a lista de propostas para ser entregue à Secretaria da Educação.

Novos membros do Fórum - No último dia do congresso, foram escolhidos, também, os novos membros do Fórum Regional de Estudantes. Dois estudantes de cada unidade escolar foram eleitos para integrar o Fórum, que surgiu como uma deliberação dos delegados do I Cerpe, realizado em 2009.

As reuniões acontecem a cada dois meses e o Cerpe é uma espécie de culminância do Fórum. “Os novos membros precisam compreender que as discussões do congresso permanecem ao longo do ano, no Fórum de Estudantes”, afirmou Karen Nayelle, membro do Fórum em 2011 e estudante do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Almeida.