Estudantes e professores expõem projetos científicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O entusiasmo tomou conta dos estudantes da rede estadual que participam da 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba) e a Xª Feira Baiana de Matemática (FBM). As feiras acontecem dentro do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que começa hoje (2) e segue até sexta (04), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Abertas ao público em geral, as feiras reúnem 240 projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes durante o ano letivo. A ação busca promover a iniciação científica na educação básica, tendo a pesquisa como elemento norteador da relação ensino e aprendizagem.

Ana Letícia Araujo, estudante do 8° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente, participa da Feciba com o projeto Smart Cam - Dispositivo de segurança para ultrapassagem. "È um dispositivo que tem como finalidade aumentar a segurança de motoristas e passageiros no momento de uma ultrapassagem, utilizando câmeras que ampliam a visão do motorista", explicou a estudante, que considera a participação na feira uma experiência diferenciada e única.
 

Segundo o orientador Adauto Araujo, o experimento funciona como monitor no retrovisor lateral externo do carro, evitando assim um número significativo de acidentes nas estradas. “O nosso projeto surgiu depois que o pai de uma aluna sofreu um acidente por conta de uma ultrapassagem mal feita. Isso despertou nela, o interesse de desenvolver um mecanismo que, colocado no retrovisor do carro, possa evitar ou reduzir o número de acidentes.

Para o coordenador da 5ª Feira de Ciências da Bahia, Rogério Lima, o aumento do número de projetos apresentados nas etapas escolares refletiu, também, na qualidade. "Temos projetos excelentes expostos, em diversas categorias. Será um processo difícil para os avaliadores. Estamos contentes e com uma grande expectativa para a participação dos projetos baianos em feiras nacionais e internacionais", explicou.

 

Notícias Relacionadas