Estudantes do programa Mais Estudo participam de live para monitoria remota

Palavras-chave:
Estudantes monitores do programa Mais Estudo, coordenadores pedagógicos e gestores escolares participaram, nesta terça-feira (28), de uma live na página do YouTube da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, quando receberam orientações e tiraram dúvidas sobre a realização de monitoria de forma remota, diretamente de suas casas, para os colegas, durante o período de isolamento social, como medida de prevenção ao Coronavírus. A transmissão contou com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e foi mediada pela superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito. Para este ano, serão investidos R$ 6 milhões no programa.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues dialogou com os estudantes e falou sobre a importância do programa. "Este é um programa muito caro para nós e esta live de diálogo com estudantes serviu para apresentarmos as nossas orientações e para que eles pudessem fazer as suas críticas, sugestões e análises, para a gente poder tocar o programa. Neste momento, é importante que os estudantes se dediquem ao Mais Estudo, ajudem os colegas e façam um bom uso dos conteúdos que nós disponibilizamos e aguardem com tranquilidade o retorno das aulas", destacou. 
 
Segundo Manuelita Brito, a live teve o objetivo central de orientar e tirar dúvidas dos jovens monitores. "O encontro de hoje foi uma fase de preparação para estes monitores e de esclarecimento das próximas etapas. Já disponibilizamos as primeiras atividades através de um link enviado por e-mail e nos grupos de WhatsApp e eles começaram a receber as primeiras orientações desde o dia 16 de abril", pontuou.
 
Dentre os assuntos discutidos na live destacaram-se: dúvidas sobre o acesso ao Ambiente Virtua de Aprendizagem (AVA); criação de sala virtual no Google Classroom; criação de grupos de WhatsApp; materiais impressos para estudantes sem acesso à internet; organização dos módulos e mobilização dos gestores nos territórios e dos estuantes pelos professores e coordenadores; e pagamento da bolsa, além de outros temas relacionados ao funcionamento do programa.  
 
Sobre o Mais Estudo
O programa foi lançado em 2019, quando foram oferecidas 10 mil vagas. A iniciativa contempla, com uma bolsa de R$ 200 por mês, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3º ano do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional, para que possam dar monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências aos colegas, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. As aulas ocorrem no turno diferente ao qual os estudantes estão matriculados. Com a linguagem própria da juventude, os monitores ajudam os colegas a desenvolverem seus conhecimentos e habilidades, tanto que já há registros de melhoria nas notas dos envolvidos e de redução da reprovação.
 

Notícias Relacionadas