Estudantes do interior celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações sustentáveis

Foto: Ilustrativa

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), colégios estaduais em diversas regiões do interior baiano promoveram uma série de atividades voltadas para a conscientização e proteção ambiental. As ações, que envolvem diretamente os estudantes e a comunidade escolar, incluíram plantio de mudas, exposições, feiras e oficinas.

Em Itapicuru, 80 estudantes do Colégio Estadual de Campo Professora Maria Freire Anunciação Silva, localizado no Distrito de Lagoa Redonda, participaram da plantação de cerca de 30 mudas frutíferas, como cajueiro, mangueira, jaqueira e outras, no espaço da escola. Além disso, na última sexta-feira (7), foi realizada uma exposição com banners e materiais coletados de uma pesquisa de campo, mostrando os impactos ambientais na região, bem como uma mostra de material reciclado produzido pela oficina "Reciclar é Arte", parte do programa Educa Mais Bahia.

Luidy Alves Passos, 16 anos, estudante do 1° ano, expressou sua alegria em participar dessas atividades. “Fazer o plantio dessas árvores no dia de hoje me trouxe uma sensação muito boa. Tenho certeza que, futuramente, essa nossa ação trará muitos benefícios para a escola e saber que eu fiz parte disso me deixa muito feliz”.

Em Central, está sendo realizada a 2ª Feira de Agroecologia, no Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado. Ao todo, 74 estudantes estão empenhados em realizar as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a feira, estão sendo exibidos produtos cultivados na horta escolar, além de doações de produtos da zona rural feitas pelos próprios alunos. Uma das principais ações do evento é a doação de mudas de plantas nativas da Caatinga e de plantas frutíferas para a comunidade escolar do município.

Guilherme Bernardes de Freitas, 17 anos, estudante do 2° ano, destacou a relevância das ações em prol da causa ambiental. “Participar dessa ação é uma experiência muito interessante. É super importante realizar atividades que visam trazer a conscientização das pessoas da nossa cidade para ajudarem e cuidarem do meio ambiente. Para mim está sendo muito bom fazer parte disso, eu gosto sempre de estar junto com a escola nesses eventos”.

Já em Irecê, 23 estudantes dos colégios estaduais de tempo integral Leila Janaína Brito Gonçalves, em Presidente Dutra; Democrático Castro Alves, em Ipupiara; e do Centro Estadual de Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, estão participando da II Ecofeira de Educação Ambiental. Durante o evento, os estudantes apresentaram projetos como a produção de sabonetes naturais e desinfetantes feitos com produtos biodegradáveis e a produção de doces, geleias, brigadeiros e outros, com as partes não comestíveis das frutas, ambos dos estudantes do CETI Leila Janaína Brito Goncalves.