Estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon apresentam a cultura baiana a jovens franceses

Jovens franceses e a comunidade da Paróquia São Francisco de Assis, em Salvador, visitaram, nesta sexta-feira (19/07), o Colégio Estadual Pedro Calmon, no Jardim Armação. A visita teve como objetivo mostrar elementos da cultura baiana aos 20 jovens estrangeiros. O encontro foi parte da programação da Semana Missionária – evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, na próxima semana.

Segundo a vice-diretora da unidade escolar, Maria da Glória Santos Souza, a ideia de levar os jovens estrangeiros à escola surgiu no intuito de proporcionar uma troca de experiências entre os estudantes do colégio e os visitantes. “Aproveitamos a presença dessa comitiva francesa à Paróquia e incluímos a escola no roteiro. É uma oportunidade de fomentar nos nossos alunos o desejo de conhecer outros lugares e apresentar elementos da nossa cultura para os estrangeiros” contou a professora, que também organizou a atividade e é membro da Paróquia São Francisco de Assis.
 
Estudante do 9º ano do ensino fundamental, Jeferson Souza Santos participou do encontro apresentando o samba da Bahia. “Formei uma banda com outros colegas aqui da escola e nós preparamos algumas músicas de samba. Queremos mostrar o que a gente faz para essas pessoas, para que elas saibam que aqui tem muita coisa boa”, disse. As apresentações foram montadas por participantes do Programa Mais Educação e por outros estudantes, de forma livre, privilegiando o protagonismo. 
 
O idioma não foi obstáculo para a interação. Com idades entre 18 e 25 anos, os jovens franceses dirigiram olhares atentos para as apresentações de dança, samba de roda, música baiana, capoeira e maculelê, e acabaram caindo no samba. “As pessoas aqui são muito acolhedoras. Nós fomos bem recebidos e adoramos conhecer a cultura da Bahia, principalmente a dança e a comida”, contou a vendedora Christelle Mong, que vive em Le Mans, na França. Antes da visita, os franceses participaram de palestras e oficinas sobre Ciclos de Festas da Bahia e Sincretismo Religioso, literatura, música e dança baiana. Um grupo de 10 estudantes da escola, ligados à Paróquia São Francisco de Assis, também irá participar da Jornada Mundial da Juventude.

 

Notícias Relacionadas