Estudantes do Colégio Estadual Manoel Novaes integram Orquestra Filarmônica

Palavras-chave:
Foto: Marçal Dutra-Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, em Salvador, conta com a primeira Orquestra Filarmônica composta por estudantes da rede estadual de ensino. A Orquestra é formada por 20 participantes, que desenvolvem suas habilidades musicais tocando instrumentos como saxofone, trombone, flauta, violino, clarinete e trompete. Os integrantes são estudantes do curso técnico em Música, oferecido pela unidade educativa, que é referência na área, no Estado.

O estudante Jefferson Argôlo, 23 anos, está no 3° ano do curso técnico em Música e é um dos integrantes da Orquestra Filarmônica do colégio. Ele afirmou que gosta de música desde a infância. Hoje, abraçou a oportunidade de ter uma formação técnica para seguir a carreira musical. “Por mais que você seja um bom instrumentista é necessário ter o registro profissional. Foi aqui no curso que aprendi a ler partituras melódicas e harmônicas, a tocar meu instrumento lindo que é o sax e estou me aperfeiçoando ainda mais na música através da orquestra”, disse empolgado o estudante.

Claudio Góes dos Santos, 35, também integra a orquestra, ele conta como surgiu o interesse pela música. “Tudo começou quando conheci as canções de Pavarotti e foi aí que me encantei pela área musical. Eu era vendedor de latinha, juntei dinheiro, comprei um trombone velhinho e comecei a praticar em casa e, agora, estou aqui nesta orquestra maravilhosa”, revelou Cláudio, que atualmente concilia os estudos à profissão de músico.

Participação
A participação na Orquestra Filarmônica se dá por meio de oficinas, que acontecem terças e quintas-feiras, às 13h, no Colégio Manoel Novaes. Para integrar a Orquestra Filarmônica, o interessado não precisa ser estudante de música, basta ter habilidades com instrumentos musicais.

Fotos: Marçal Dutra - Ascom/Educação
>>Veja a galeria de fotos

História
Segundo o regente da Orquestra Filarmônica e professor de saxofone do colégio, José Carlos Sales, a orquestra iniciou com o formato de Big Band americana, nos anos 90, e com o passar do tempo foi sofrendo modificações e ganhou uma roupagem de banda sinfônica. No mês de outubro, a banda se tornou Orquestra Filarmônica, passando a ter uma identidade popular, ao serem adotadas músicas populares brasileiras e americanas.

No repertório estão músicas de sucesso como “Primavera”, de Tim Maia, “Confidências”, de Petrúcio Amorim, “A Pantera Cor de Rosa”, de Henry Mancini e “Pick up of the Pieces”, de Average White Band. “Além de ler partituras e dominar os instrumentos, os estudantes aprendem a criar melodias dentro de todo o aparato técnico que envolve escalas e estilos musicais”, disse o regente.

Notícias Relacionadas