Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do Colégio Estadual de Aplicação vão avaliar o pH da água em Salvador
Cientistas por um dia. É desta forma que um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira vai se sentir na terça-feira (10/05). Os jovens vão sair do Instituto Anísio Teixeira (IAT) em direção ao Dique do Tororó e ao Forte São Marcelo para recolher amostras de água e, na sequência, analisar o pH destas amostras em laboratório. A atividade faz parte do Ano Internacional da Química, que, na Bahia, vai ser lançado na sexta-feira (13/05), às 14 horas, no IAT (Av. Paralela).
O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, vai ser transmitido por meio de videoconferência para as 16 salas do interior do Estado. A atividade está relacionada com o fato da UNESCO ter escolhido 2011 como o Ano Internacional da Química e vai ser levada no decorrer deste ano para as escolas estaduais da Bahia.
A água foi escolhida como tema central, com foco em um experimento que mede o pH da substância. “Nós temos dois grandes objetivos em um projeto como este. O primeiro, diz respeito ao fato de despertar, nos alunos, o interesse pela ciência, especialmente com relação à Química. Além disso, precisamos atentar para a questão da sustentabilidade, para a preservação do nosso planeta, que passa pelo cuidado com a água de nossas comunidades”, disse o professor da UFBA, Wilson Araújo Lopes, que participa do projeto.
De acordo com o professor Jailson Bittencourt de Andrade, um pH adequado da água está diretamente relacionado com a preservação ambiental. “A química está diretamente ligada com a nossa vida, com o nosso ambiente. A nossa respiração depende do pH da água, assim como é importante o pH da chuva”, ressaltou o docente da Ufba, que também integra a equipe.
O resultado de todo este trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2011 pelas escolas da rede estadual da Bahia vai ser enviado para o site do projeto. “O portal vai armazenar todos os dados, permitindo a comparação do pH da água de diversas fontes”, afirma Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira.
Consumo consciente – Além do projeto da medição do pH da água, a Secretaria da Educação vai lançar o projeto Planeta Água – do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico (Avale). Na iniciativa, o professor vai trabalhar com seus alunos o consumo de água de suas famílias, durante um ano, para saber a quantidade de água consumida e quanto pode ser economizado, utilizando a Estatística como ferramenta de leitura e tratamento de dados e da tomada de decisão.
As atividades fazem parte da Feira de Ciências da Bahia, que teve início no dia 30 de abril em 144 municípios do Estado envolvendo cursos de formação de professores e atividades com os estudantes da rede estadual. A feira não é focada apenas na disciplina de Ciências. “Espera-se, com estas iniciativas, criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma postura criativa, investigativa, questionadora, no qual a ciência se torne parte do fazer da escola e nos ajude a construir um mundo melhor”, conclui Irene Cazorla.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo