Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do CJCC de Vitória da Conquista são finalistas da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020
A equipe “Os conselheiros”, formada por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, está entre as 20 finalistas nacionais da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020. Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (apps) nas salas de aula do Ensino Médio nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Linguagens e suas tecnologias.
Durante sete meses, os estudantes do CJCC de Vitória da Conquista desenvolveram o projeto Ágora, que é um aplicativo para dispositivos móveis para ser utilizado em escolas de Ensino Médio de todo o Brasil. Seu o objetivo é favorecer o exercício da argumentação, da defesa de pontos de vista e da tomada de decisão.Trata-se de um jogo colaborativo em que os jogadores administram uma cidade e, através de debates, defendem seus pontos de vista e tomam decisões a partir de diversas situações-problema. O app está disponível para download na Play Store no link: (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.DefaultCompany.agora).
A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista e orientadora do projeto, Elmara Souza, ressaltou a relevância do projeto. "Desenvolvemos o projeto na Incubadora de Projetos do CJCC e foi muito importante para mim, como orientadora, e para os estudantes, pois, além de ser uma ação em nível nacional e relevante socialmente, mostra que os jovens da escola pública podem ser autores e não só consumidores de tecnologias. O app foi avaliado por vários especialistas técnicos e pedagógicos do UNICEF, Samsung, CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), SOFTEX e Instituto Rodrigo Mendes, obtendo uma excelente avaliação. Será feita uma ampla divulgação para que o Ágora possa ser utilizado nas redes públicas de educação em todo o Brasil".
A estudante Renata Gondim Valença, 17, falou de sua experiência no projeto. "Durante todo o desenvolvimento do projeto, pude adquirir um conhecimento sobre desenvolvimento de aplicativo e me fez sair do senso comum e me aprofundar em temas contemporâneos e que estão sendo discutidos na atualidade, além de trabalhar em equipe, o que faz ser possível uma troca ainda maior de conhecimento. Estou ansiosa para que nosso aplicativo comece a ser utilizado nas escolas, transformando a sala de aula em um lugar mais divertido e interessante para os estudantes", afirmou.
Para o estudante Filipe de Jesus Souza, 19, que também participou da maratona em 2018, o projeto ampliou seus conhecimentos. "É muito especial participar de um projeto como este, podendo, assim, contribuir com a educação pública. Foi uma experiência de aprendizado muito boa para mim, pois consegui aprimorar bastante meus conhecimentos durante o desenvolvimento do Ágora como um dos programadores", disse.
Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia e serão repostas a partir de um novo calendário escolar.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro