Estudantes do CJCC de Jequié apresentam projeto de robótica em São Paulo

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado na cidade de Jequié (365 km de Salvador), está apresentando projeto de robótica na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em São Bernardo do Campo (São Paulo), que teve início nesta terça-feira (17) e prossegue até sábado (21). O trabalho é protagonizado por oito estudantes da rede estadual participantes da incubadora de projetos do CJCC, denominada “Prototipagem Criativa”, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver projetos voltados para a eletrônica básica, lógica de programação e robótica educacional.
 
Sob a orientação do professor André Carlos Pereira da Silva, os estudantes se debruçaram no projeto que tem como eixo temático a computação criativa e o scratch (linguagem de programação gráfica). O projeto propôs a programação física de um robô através da placa tecnológica para uso educacional chamada Micro Bit. A partir dessa tecnologia, o robô identifica ambientes por meio de sensores e, de acordo com os estudantes, no futuro poderá ser usado para a acessibilidade de pessoas com deficiências.
 
Rian Sodré Santos, 18, do 3º ano, que está em São Paulo representando o grupo, comentou sobre a sua experiência. “Está sendo maravilhoso. Sempre gostei da área de robótica e, agora, o CJCC me proporciona esta oportunidade. Estou muito feliz, pois estou aprendendo muito com o projeto e participar da conferência está sendo importante para o meu aprendizado e, consequentemente, para o meu crescimento”.
 
O colega Walison de Jesus Santos, 18, 3º ano, que também está presente no evento paulista, falou da experiência de trabalhar com robô. “A proposta do projeto é estimulante, nos motiva a cada dia mais pesquisar, criar, transformar, melhorar. Esta viagem vai somar e enriquecer o nosso aprendizado. Estou honrado de representar o CJCC e a Bahia”.

Notícias Relacionadas